Hoje, 14/12, a Receita Federal do Brasil e o Exército Brasileiro, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, apreenderam 200 quilos de maconha na Ponte Internacional da Amizade.
A primeira abordagem aconteceu por volta das 8h, quando as equipes abordaram um táxi paraguaio para fiscalizações de rotina. Durante a vistoria, os servidores encontraram 100 quilos de substância análoga à maconha em fundos falsos no painel e no assoalho do veículo.
Em seguida, as equipes abordaram uma van paraguaia também para fiscalização de rotina. Durante a verificação minuciosa do veículo, foram encontrados mais 100 quilos de maconha em fundos falsos no teto e nas laterais do veículo.
Os dois motoristas foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal por tráfico internacional de drogas.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9.9152-2036 e (45) 9.9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.