Em uma ação coordenada, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (29) a Operação “Four Hundred”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de entorpecentes e lavagem de dinheiro.
A operação, que contou com a participação de policiais federais de diversas cidades, cumpriu 6 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão em Cascavel (Paraná), Bauru, Jaú, Reginópolis (todas em São Paulo) e Ponta Porã (Mato Grosso do Sul). Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal de Cascavel.
As investigações, iniciadas em junho de 2024, revelaram que a organização criminosa utilizava uma complexa estrutura para o transporte e distribuição da cocaína. A droga era introduzida no Brasil por Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, sendo camuflada em fundos falsos de caminhões. Em seguida, era distribuída para diversos estados brasileiros.
Durante o curso das investigações, a Polícia Federal já havia apreendido três grandes carregamentos de cocaína, totalizando aproximadamente uma tonelada da droga. As apreensões ocorreram em Jaú (432 kg), Ponta Porã (233 kg) e Paiçandu (332,6 kg), resultando na prisão em flagrante de integrantes da organização criminosa em todas as ocasiões.
Um casal radicado em Cascavel era o responsável por liderar a organização criminosa. A dupla ostentava um padrão de vida luxuoso, com a aquisição de diversos imóveis, caminhões e veículos de luxo, financiados com o dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Além das prisões e das buscas, a Justiça Federal determinou o bloqueio de até R$ 110 milhões nas contas bancárias dos investigados e o sequestro de 16 imóveis e 19 veículos pertencentes à organização criminosa.
Fonte: SOT