Opinião

Não te ouvi, sinto muito!

Afinal, o que é necessário para manter nossos ouvidos abertos, nossos olhos olhando para quem está falando e nossas bocas fechadas? Fácil na resposta, certo?

Não te ouvi, sinto muito!

Seis coisas que seus colegas de trabalho não querem ouvir de você:

  1. Eu não me importo com você.
  2. Eu não entendo você.
  3. Você está errado.
  4. Você é estúpido.
  5. Você está perdendo meu tempo.
  6. Todas acima de uma só vez.

E, quando você falha em ouvir, está enviando todas essas mensagens muito negativas. “Meu chefe, colega de trabalho ou superior direto, não escuta” é uma das queixas mais comuns que ouço na minha vida profissional.

Já passei por isso algumas vezes e não é saboroso digerir. As pessoas tolerarão todo tipo de descortesia, mas a escuta mantém um lugar especial em seus corações – talvez porque seja algo que todos nós devamos poder fazer com facilidade.

Afinal, o que é necessário para manter nossos ouvidos abertos, nossos olhos olhando para quem está falando e nossas bocas fechadas? Fácil na resposta, certo?

O interessante sobre não ouvir é que, em sua maior parte, é uma atividade silenciosa e invisível. As pessoas raramente percebem que você está fazendo isso. Você não pode estar ouvindo porque está aborrecido, distraído ou ocupado compondo o que quer dizer.

As pessoas geralmente não veem que não as escutam, a menos que você esteja fazendo algo para mostrar extrema impaciência. Você quer que elas se apressem e cheguem ao ponto para que você possa fazer o seu. As pessoas percebem isso. Elas raramente pensam melhor de você por isso.

Quando você se encontra mental ou literalmente mexendo os dedos enquanto outra pessoa está falando, pare com isso. Pare de demonstrar impaciência quando você está ouvindo.

Mais uma coisa: não é apenas importante ouvir. É importante parecer sua audição!

Alguém já lhe deu um olhar irritado e falou: “Você não está ouvindo!”

Deixe-me adivinhar. A resposta é sim. O que você disse depois?

Deixe-me adivinhar novamente. “O que você quer dizer que eu não estou ouvindo?”

Você então repete tudo o que a pessoa estava dizendo para provar que ela estava errada. Nós fazemos isso constantemente…

Quando isso acontece, mesmo que estivéssemos ouvindo, quanto de uma mensagem “Eu me importo com você” estamos enviando para a outra pessoa? Nada!

Talvez estivéssemos ouvindo, mas certamente não nos pareceu cuidar.

A próxima vez que alguém olhar para você e disser: “Você não está ouvindo!” Você vai dizer: “Sinto muito. Não há desculpa. Por favor, repita o que acabou de dizer, e eu vou tentar melhor.”

Esteja certo de que esse é um exercício difícil, pois demonstra humildade, que nos fortalece enquanto seres humanos, ainda que inconscientemente.


Juliano Gazola é fundador da Bioliderança® no Brasil, business executive coach, reprogramador biológico

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