Opinião

Lunitti no PSD

Lunitti no PSD

Partidário do MDB de Guerra desde os velhos rincões, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, deixou a sigla e está filiado no PSD, do governador do Paraná, Ratinho Junior, partido pelo qual irá disputar a reeleição à Prefeitura de Toledo neste ano. No entanto, a filiação de Lunitti no PSD foi recheada de conflitos, já que a antiga executiva não queria o prefeito no partido. Para tanto, a antiga executiva foi extinta e uma nova, com Lunitti filiado e como presidente, montada. Tudo com o aval do governador.

 

Adversários e companheiros

Nas eleições de 2018, quando Ratinho Junior foi eleito como governador do Paraná pela primeira vez, Lunitti foi adversário do governador, apoiando o então candidato do MDB, João Arruda. Após a eleição de Ratinho, tanto o MDB quanto Lunitti se aproximaram do governador; ambos se tornaram aliados nas eleições de 2022.

 

Pacheco no PP

O Partido Progressistas realizou na noite de ontem (11), um encontro regional, onde promoveu a filiação de correligionários. Entre aqueles que tiveram a ficha abonada, estava o deputado estadual Marcio Pacheco. Na oportunidade, também foi realizado o lançamento da pré-candidatura de Pacheco à Prefeitura de Cascavel para as eleições de 2024.

 

Destinação IR

A Câmara de Cascavel promove na próxima quarta-feira (13), a partir das 8h30, uma reunião pública para debater a campanha da destinação do imposto de renda para o FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) e Fundo do Idoso.

 

Novo empréstimo

A Câmara de Cascavel aprovou, durante a sessão ordinária de ontem (11), o Projeto de Lei n° 13/24, que autoriza a Prefeitura de Cascavel a contratar um empréstimo com o Banco do Brasil até o valor de R$ 8.707.869,53, destinados exclusivamente para a realização de obras nas estradas rurais do município. O valor servirá como contrapartida da Prefeitura em convênio com a Itaipu Binacional.

 

Política para mulheres

A Câmara de Cascavel também aprovou o Projeto de Lei n° 106/23, que estabelece a prioridade para mulheres de baixa renda e vítimas de violência doméstica no acesso a programas e serviços sociais. Para poder utilizar o benefício, a mulher deverá comprovar a situação de baixa renda de acordo com os critérios do CadUnico ou o caso de violência doméstica mediante ato de autoridade judiciária, incluindo qualquer medida protetiva.

 

Comissão Turismo

O deputado federal paranaense Paulo Litro (PSD), foi escolhido pela sigla para presidir a Comissão de Turismo na Câmara Federal. O paranaense que está em seu primeiro mandato na Câmara Federal, tem buscado protagonismo tanto no partido quanto no Legislativo Federal.

 

Erro político

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito à interlocutores no Alvorada que cassar o seu ex-algoz, Sergio Moro, do Senado Federal pode ser um erro político. Segundo informado, Lula teria repetido o pensamento em pelo menos duas conversas como pequenos grupos de pessoas, sendo um dele composto de senadores. O ex-juiz federal começará a ser julgado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná no dia 1º de abril.

 

Mandato de Senador

O Senado avalia algumas propostas para acabar com a reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República. Além disso, nesses projetos, está a ampliação do mandato de senadores de 8 para 10 anos. O plano é que os eleitos no Brasil passem a ter mandatos de 5 anos, com exceção dos senadores, que ficam no cargo por 2 legislaturas.