Cotidiano

Você ronca porque o ar está poluído pelo trânsito, diz novo estudo

201606161023143992.jpg

RIO – Quem ronca já culpou alergias, desvio de septo, bebida demais, travesseiro ruim, dormir de barriga para cima ou todas as anteriores. Agora, cientistas acreditam que uma combinação de cansaço e poluição de carros pode ser a principal culpada.

Um grande estudo com 12 mil pessoas feito pela Universidade Bergen, na Noruega, descobriu que 25% dos homens ronca pesadamente pelo menos três vezes por semana, com aqueles que são expostos a poluição gerado pelo tráfego de carros tendo uma chance mais alta de roncar. Já as mulheres expostas a mesma situação tinham resultados diferentes, com mais sono durante o dia.

Os pesquisadores acreditam que os gases tóxicos, especialmente os liberados pelo uso de diesel, podem ser a causa. Segundo eles, a poluição no ar pode provocar os roncos ao causar uma inflamação das vias aéreas. O barulho do tráfego também atrapalharia o padrão de sono, deixando as pessoas cansadas.

“Já sabíamos que os fumantes passivos, os parentes e amigos dos fumantes, tinham mais chance de roncar, então fomos investigar se os gases da poluição poderiam estar associados também”, afirmou ao jornal britânico “Daily Mail” a pesquisadora Ane Johannessen, epidemiologista da universidade.

Os dados foram coletados em cidades no Norte da Euripa e serão divulgados pelos pesquisados na reunião anual da Sociedade Respiratória Europeia (ERS, na sigla em inglês), nesta semana, em Londres.

Segundo Johannessen, o estudo mostra como a poluição causada pelo trânsito pode prejudicar a vida e a saúde das pessoas, mas que mais pesquisas são necessárias para entender todos seus efeitos.

‘Morar ao lado de uma rua movimentada é tão ruim quando fumar dez cigarros por dia’
Segundo o professor Stephen Holgate, chefe do conselho científico, afirma que morar ao lado de uma rua movimentada é tão ruim quando fumar dez cigarros por dia para os pulmões das pessoas.

“Diesel é o poluidor número 1 do ar. É cancerígeno e causa danos pesados ao corpo humanos”, disse ele ao Daily Mail. A ERS está pedindo mais uma vez ao governo britânico que mude as regulações de poluição para ajudar a saúde da população.