Variedades

Você é sensível demais? Veja como deixar de ser esponja emocional

Você já se sentiu como se fosse uma esponja emocional? Ou melhor, como se você absorvesse todas as emoções de outras pessoas ao seu redor? Sejam amigos, colegas, familiares ou o seu próprio parceiro... Essa é uma das características de quem é muito sensível e sente empatia em excesso

Você é sensível demais? Veja como deixar de ser esponja emocional

Uma esponja emocional é uma pessoa que tem facilidade em entender as emoções alheias, sejam elas positivas ou negativas.

O problema de ser uma esponja emocional é que, com o tempo, se torna desgastante para você mesma. Toda a sua sensibilidade pode atrair cada vez mais pessoas para perto de você, mas o excesso dessas energias, por mais que sejam boas, contribuem para o estresse no final do dia.

Como é uma pessoa esponja emocional: tem forte sensibilidade e são intuitivas, quer ajudar todo mundo, é vista por todos como uma “boa ouvinte”, sente-se responsável e dominada pelas emoções dos outros e atrai pessoas com problemas emocionais.

Já entre os sintomas de pessoas esponjas, temos definições que incluem o estresse como citamos anteriormente, além de uma alta irritabilidade, sonolência e a sensação de estar sempre cansada ou sobrecarregada.

O signo de Peixes é um exemplo de personalidade esponja. Os piscianos absorvem as emoções e os sentimentos dos outros e se deixam afetar com muita facilidade.

Se você está no seu limite do estresse e cansaço mental, é preciso reavaliar suas prioridades e aprender a deixar de ser uma esponja emocional. Por mais que seja considerada uma habilidade de quem tem inteligência emocional, ser uma pessoa empata apresenta riscos também.

Parar de ser esponja emocional é ainda mais importante se estamos falando em entender como parar de absorver as energias negativas de outras pessoas! Nesse caso, não sentir ou diminuir a empatia é questão de saúde e bem-estar.

Principais dicas para deixar de ser uma esponja emocional: procure uma psicóloga para fazer terapia, faça amuletos que protegem sua energia, aprenda a fechar o seu campo energético, descubra de quais pessoas você mais absorve emoções e entenda que precisa passar um tempo sozinha.

Você precisa ter uma ideia do quanto consegue aguentar “ouvir as pessoas” sem se sobrecarregar e estabelecer um limite saudável para manter o seu bem-estar mental. Não hesite em pedir licença e se retirar quando for necessário! Você deve entender que nem sempre consegue corresponder às expectativas de todos.

Fonte: Personare