Cotidiano

Vistoria não encontra irregularidades em ônibus do transporte escolar rural

Dentre os itens avaliados estão abertura de janela, pneus, cinto de segurança, extintor, entre outros

Cascavel – Ônibus do transporte escolar rural passaram por uma vistoria. Ao todo, 40 coletivos passaram por um “check list” de 43 itens que foram vistoriados, e nenhum dos transportes necessitou do prazo de 10 dias para entrar nas normas. A vistoria ocorre duas vezes ao ano, no início do ano letivo e no meio do semestre.

Dentre os itens avaliados estão abertura de janela, pneus, cinto de segurança, extintor, entre outros.

“Entre as irregularidades mais frequentes estão as aberturas de janela que não podem ultrapassar 10 cm, além de piscas queimados, mas nada muito grave”, explica o encarregado de setor de regulamentação de transporte, Claudinei Andrade.

Segundo Claudinei, caso haja irregularidade, nenhuma é grave o suficiente que não possa ser ajustada no prazo oferecido. Todos os ônibus vistoriados pertencem à mesma empresa que presta serviço para a Secretaria de Educação.

Dentre a variação da frota de ônibus e vans, algumas regularidades diferem entre os tipos.

“Transportes com mais de 20 lugares, por exemplo, não necessitam andar com macaco, pois disponibilizam de uma assistência que vai até o local fazer o necessário”, explica.

Jaci Suskivitz é motorista de uma van que presta serviço à Prefeitura há oito anos, e no momento da vistoria já conseguiu adequar o necessário.

“Foi só um probleminha de abertura de janela, que ultrapassou os 10 cm devido a um lacre rompido, o que já foi solucionado”, explica.

No dia 20 de julho, será a vez dos ônibus que realizam o transporte escolar urbano passarem pela vistoria.

(Com informações de Nathalia Lehnen)