A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, chegou a 2,8 milhões de litros por segundo, nesta terça-feira (5), conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Quantidade não chegava a esse patamar desde fevereiro de 2021.

O volume de água no Rio Iguaçu, próximo das quedas, ultrapassou o volume considerado normal, que é de 1,5 milhão.

A mudança no cenário foi possível por conta das chuvas ao longo do rio nos últimos dias, incluindo Foz do Iguaçu.

Conforme os meteorologistas, apenas nos primeiros quatro dias de outubro, foram registrados 124 milímetros de chuva em Foz do Iguaçu, o que representa mais da metade da média histórica para o mês.

Além disso, no fim de semana as hidrelétricas represam água. Já no início da semana seguinte, elas operam eliminando essa água, o que reflete na vazão das cataratas.

A vazão poderá aumentar ainda mais se for confirmada a previsão de mais chuvas nos próximos dias.

Entretanto, a Copel informou que tudo depende também das estratégias do Operador Nacional do Sistema (ONS), em relação a produção de energia nas usinas do sul do Brasil.

Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, a expectativa pelo aumento da vazão é positiva, pois o atrativo deverá receber 20 mil visitantes no feriadão de 12 de outubro, com atendimento ampliado.

A Copel informou ainda que a maior vazão de 2021 foi registrada em fevereiro, quando chegou a 3,99 milhões de litros por segundo.

Em março deste ano, o volume começou a cair consideravelmente, atingindo a menor vazão no começo de junho, expondo os paredões do cânion que formam as quedas das Cataratas.

Vídeo: Cataratas do Iguaçu

Visitação no Parque Nacional do Iguaçu

  • Limitação de visitantes está em 1,5 mil pessoas por hora.
  • Venda de ingressos são feitas de forma online, com dia e horário marcados
  • Higienização de todos os ônibus é realizada na saída e chegada
  • Sanitização ocorre em todo o percurso do passeio
  • Orientação é passada e obrigatoriedade do uso de máscara é cobrado.

O município de Porto Iguaçu, na Argentina, está com a fronteira aberta para receber brasileiros e também conta com a visitação nas Cataratas do Iguaçu no outro país.

Fonte: G1 Paraná