Variedades

Verão e seu pet

Verãozinho chegando e a alimentação saudável já fazendo parte do cardápio? Laranja picada, banana e maçã no café da manhã até o fim de veraneio. E seu pet ali, sentado do seu lado, olhando para cima, com cara de cachorro pidão… Nessa onda de que alimentos humanos não são muito saudáveis para os pets – uva é considerada tóxica para o organismo canino -, a zootecnista e doutoranda em Nutrição Animal Geruza Silveira Machado destacou algumas frutinhas que podem fazer parte da dieta de seu pet neste verão!

Frutas Cítricas (laranja, tangerina, mexerica)

Fontes de vitamina C, aquele que possui efeito antioxidante. A ingestão dessas frutas ajuda a neutralizar os radicais livres. Por ser um agente redutor, a vitamina C facilita a absorção do ferro o que favorece o sistema imunológico de seu mascote, o que é interessante para prevenir doenças.

Banana

A fruta rica em potássio também é ótima fonte de energia, principalmente para animais ativos. Ela tem muitas fibras e apresenta uma quantidade significativa de fruto oligossacarídeos, conhecidos como FOS, fibras prebióticas que auxiliam a função intestinal e o sistema imunológico.

Maçã

Além de fibras, a maçã é fonte de pectina (uma fibra fermentável que melhora a saúde intestinal pois serve como alimento para bactérias benéficas) e também de polifenóis, estes especialmente na casca. Depois de absorvido, os polifenóis, auxiliam a evitar o desenvolvimento de infecções intestinais, patologia que pode aparecer quando os animais estão com verminose ou após ingerirem algo estragado, ou, mais raro, após a troca brusca de alimentação. Atenção que alergia alimentar também pode causar infecções!

Coco

Contém albumina, aquela que se encontra nos ovos e é bom para a formação dos glóbulos vermelhos. A polpa de coco também é rica em fibras que favorecem a saúde intestinal. Para quem usa o óleo de coco, pode misturá-lo no alimento, forma mais certa de que os animais irão consumir seus componentes – ácido láurico, ácido cáprico e caprílico – que têm efeitos antibacterianos, antivirais e antifúngicos. Seu leve efeito antisséptico permite também o uso tópico podendo até mesmo ser aplicado em feridas.

O coco também é fonte de triglicerídeos de cadeia média, eles não se acumulam sob forma de gordura, uma fonte alternativa de energia para melhorar a função cerebral dos cães, uma das gorduras mais indicadas para pets com histórico de doenças hepáticas, pancreatite, gastrite, duodenite e colite. Em gatos, a oferta regular de óleo de coco na dieta ajuda a prevenir e até a eliminar bolas de pelos. Para um animal saudável é possível oferecer uma colher de chá por dia (normal não muito cheia e não muito rasa), podendo fracionar essa quantidade nas alimentações.

Cabe salientar que frutas e verduras devem ser ofertadas com moderação para evitar diarreia devido a superalimentação e ou aumento de peso por ingestão de excesso de alimentos, o que pode provocar até mesmo obesidade. A oferta é em forma de petiscos e as porções devem ser proporcionais ao peso do cão.

Email – [email protected]