Cotidiano

Vacinação atinge quase 98% do rebanho da região Oeste

A segunda etapa da campanha deverá ser realizada no mês de novembro

Cascavel – A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa atingiu 97,8% dos 458.994 bovinos e bubalinos, com até 24 meses, na região Oeste do Paraná. Os dados foram divulgados ontem pela Adapar (Agência de Agropecuária do Paraná) e correspondem ao rebanho de propriedades em 48 municípios.

“O resultado acima de 95% é sempre satisfatório. Há uma parcela de animais que não é obrigada a receber vacinas e ainda existem questões cadastrais que podem alterar essa estimativa”, afirma o coordenador do programa de Aftosa da Adapar Valter Ribeirete.

A primeira etapa da Aftosa ocorreu no mês de maio. A maior parte dos produtores deixou para entregar o comprovante da vacina na última hora.

A partir de agora, a equipe de fiscalização das unidades regionais da Adapar vai fiscalizar propriedades e aqueles que não aplicaram a dose nos animais estarão sujeitos à multa de R$ 799, para o rebanho com até dez animais, e de R$ 79,90 a cada bovino acima desse total, conforme Valter Ribeirete.

A segunda etapa da campanha deverá ser realizada no mês de novembro. Há mais de dez anos não há foco da doença no Paraná, mas o Estado está em busca do status de sanidade animal, de área livre de aftosa, sem a vacinação.

(Com informações de Romulo Grigoli)