Cotidiano

Usina de Beneficiamento de Leite atenderá cerca de 500 produtores

Estrutura terá capacidade diária para 12 mil litros sendo, dez mil para leite e dois mil para iogurte

Cascavel – Inaugurada na sexta-feira (19), a Usina de Beneficiamento de Leite anexo à Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) da Fundetec (Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel) irá atender aproximadamente 500 produtores de Cascavel e região.

A usina, que começou a ser construída em 2012, teve investimento de R$ 688.861,97. A estrutura de 256 metros quadrados terá capacidade diária para 12 mil litros sendo, dez mil para leite e dois mil para iogurte. O espaço conta com poço artesiano, sistema de tratamento de efluentes, barracão industrial, caldeira, câmera fria, estufa par esterilização entre outros equipamentos.

Toda a produção será encaminhada para a merenda escolar por meio de programas federais. Os trabalhos da usina serão realizados junto com os funcionários da Fudentec.

“Nossos profissionais estarão trabalhando em conjunto na criação de novos produtos com a ajuda dos laboratórios de física e química instalados na Fundetec. Ao todo foram praticamente dez anos em prol desta usina que hoje saiu do papel”, comenta o presidente da Fundetec, João Cunha.

A usina entrará em funcionamento em até 30 dias e fará todo o processo de recebimento, armazenamento, higienização, pasteurização, homogeneização, embalagens e distribuição.

(Com informações de Eliane Alexandrino)