Cotidiano

UPA começa a receber adultos hoje

A partir desta segunda-feira (21) a UPA Tancredo Neves, que hoje funciona através de gestão associada entre a Prefeitura de Cascavel (Secretaria Municipal de Saúde) e Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste), vai passar a receber pacientes regulados pelo Siate e Samu.

A retomada do atendimento adulto na UPA Tancredo, é mais um passo do planejamento estabelecido pela gestão do prefeito Leonaldo Paranhos dentro da proposta de saúde humanizada. O atendimento universal (pediátrico e adultos), como já acontece na UPA Veneza busca o credenciamento unidades junto ao Ministério da Saúde para que sejam direcionados recursos federais para estas unidades, oportunizando investimentos para melhor estrutura e qualidade do atendimento.

Desde a efetivação da parceria com o Consamu, em agosto de 2017, a UPA Tancredo passa por completa readequação física (reforma e ampliação) para oferecer as condições ideais de atendimento à população. Apesar das obras ainda não estarem concluídas, mas considerando a necessidade qualificar e ampliar ainda mais o atendimento humanizado, em decisão conjunta a Secretaria de Saúde e o Consamu optou pelo início da recepção de pacientes exclusivamente em caminhados pelas ambulâncias do Samu e do Siate e para referência ortopédica do Município.

Sem atendimento livre

Por enquanto, a UPA Tancredo Neves não atenderá pacientes adultos em livre demanda. De acordo com a saúde municipal, estes pacientes ainda devem estar buscando, quando necessário, o atendimento nas UPAs do Veneza e Brasília. Assim, a partir desta segunda-feira, pacientes encaminhados pelas ambulâncias do Samu, Siate e concessionária das rodovias, bem como pacientes específicos regulados pelo Samu, terão porta de entrada ao sistema pela UPA Tancredo Neves. Além disso, casos de ortopedia (fraturas) atendidos nas UPAs Veneza e Brasília, também serão encaminhados para UPA Tancredo.

Sobrecarga

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a medida foi adotada para diminuir a sobrecarga das UPAs Veneza e Brasília e melhorar o atendimento à população, principal objetivo de todo o trabalho empreendido pela atual gestão.