Educação

Unicentro ofertará Engenharia Civil no câmpus de Irati

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) passará a ofertar, no câmpus de Irati, o curso de bacharelado em Engenharia Civil. O primeiro vestibular será em 2019, com início previsto para 2020. Serão 40 vagas anuais. O decreto autorizando o novo curso foi assinado pela governadora Cida Borghetti nesta quinta-feira (13), durante evento em Irati.

“A medida vai facilitar o ingresso de jovens nesta formação de extrema importância para o desenvolvimento da região”, afirmou a governadora. “Em oito meses, autorizamos 11 novos cursos para as universidades estaduais do Paraná, ampliando as oportunidades de formação de profissionais em diversas áreas”, disse ela.

Com a medida, serão criadas mais de 430 vagas no sistema de ensino superior do Governo do Estado.  Na própria Unicentro, além de Engenharia Civil, foram criados os cursos de História, Medicina e Pedagogia Indígena. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passa a ofertar Direito, Engenharia de Produção e Museologia. Foram criados o curso de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Biotecnologia e Nutrição na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Nutrição para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

PROGRESSO

O curso de Engenharia Civil da Unicentro terá turno integral, com carga horária de 3.749 horas e duração de cinco anos. A medida atende a demanda por profissionais preparados para elaborar, executar e fiscalizar projetos e obras. O prefeito de Irati, Jorge Derbli, disse a criação do curso da Unicentro é mais um fator que impulsionará o progresso da região. “Hoje nossos jovens interessados nesta formação têm de ir a outros centros”, disse ele.

QUINTA ESTADUAL 

A Unicentro será a quinta universidade estadual a ofertar o curso de Engenharia Civil que já existe nas Universidades Estaduais de Ponta Grossa, Londrina, Maringá,e do Oeste do Paraná.

QUALIDADE

A Unicentro tem 47 cursos de graduação, presencial e a distância, 16 cursos de mestrado e cinco de doutorado. No total, são mais de 11 mil alunos matriculados na universidade. Com sede em Guarapuava, é uma referência no ensino, tendo os cursos de Agronomia e de Enfermagem entre os melhores do país, em avaliação do Ministério da Educação (MEC). No último Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), 19 dos 28 cursos avaliados, conquistaram o conceito de excelência.