Cotidiano

Transplante de barba: solução é a saída a quem tem poucos pelos

Símbolo de masculinidade, a barba tem ganhado cada vez mais espaço e parece que não vai sair de moda tão cedo. E os homens que não nasceram com a predisposição genética de ter pelos no rosto têm buscado métodos definitivos para obter o visual “barbudo”.

De acordo com o Instituto de Medicina do Cabelo, o transplante de barba teve um aumento de 40% na procura nos últimos dois anos. “Esse procedimento é o segundo mais procurado, perdendo somente para o transplante capilar”, afirma o especialista em transplante capilar Thiago Bianco (leia mais sobre o assunto na página 6).

Atualmente não existe tratamento clínico ou medicamentoso que seja eficaz para o crescimento de barba: “Não há estudo algum que comprove a eficácia de medicamentos para o crescimento da barba”, reforça o médico.

O transplante de barba é feito com FUE (Follicular Unit Extraction), técnica em que são utilizadas unidades foliculares de 1 e 2 fios. “O procedimento de transplante de barba é muito natural. Realmente o resultado fica imperceptível. No local onde os folículos foram implantados não fica marca no rosto”, destaca Bianco.

A cirurgia é realizada sob anestesia local e o paciente tem alta no mesmo dia. “O método consiste na retirada dos fios de cabelo de uma área doadora e, em seguida, transplantada para o rosto. Os ângulos de implantação precisam seguir o padrão natural dos pelos da barba. As unidades foliculares são cuidadosamente lapidadas e separadas por unidade”, explica o especialista.

Além disso, o procedimento não deixa marcas ou cicatrizes após a aplicação. “Os fios podem ser vistos na mesma hora e após alguns meses o paciente já observa o resultado completo do transplante”, garante.

O paciente tem total liberdade para utilizar a barba mais comprida ou serrada. Quando necessário, ele pode raspar a barba com gilete ou com navalha. “Isso acontece porque as microincisões, que são feitas para colocar os folículos, são muito pequenas, com apenas 0,61 milímetro”, acrescenta.

Fonte: https://www.thiagobianco.com

 

Erros mais cometidos no cuidado com a barba e como corrigi-los:

1) Não lavar a barba

Assim como os cabelos, a barba também precisa ser lavada regularmente – e só água não é suficiente. Por terem fios mais grossos e espessos, as barbas necessitam de tratamentos e cuidados sempre. Por isso, usar xampu e condicionador na hora de lavar a barba é fundamental. Essa rotina simples deixa os fios mais limpos, cheirosos e macios.

2) Lavar a barba apenas com sabonete

O sabonete limpa os pelos da barba, mas não é suficiente para mantê-la saudável e macia. Por serem mais grossos do que os cabelos, eles precisam de um produto que cuide de verdade dos fios, que ajude a desembaraçar os nós e a reparar a fibra capilar. Aplique o xampu apropriado e massageie suavemente com os dedos antes de enxaguar.

3) Usar qualquer xampu

É muito comum que os homens utilizem qualquer xampu que estiver no banheiro para cuidar da barba, sem se preocuparem com os ativos presentes na fórmula. Os fios masculinos são naturalmente mais espessos e, graças à testosterona, produzem mais sebo junto à raiz tornando o cabelo naturalmente mais oleoso. Por isso, usar produtos desenvolvidos especialmente para os cabelos masculinos faz toda a diferença no visual e na textura da barba.

4) Esquecer de aparar a barba regularmente

Mesmo quem quer deixar o cabelo crescer precisa cortá-lo de vez em quando para que continue forte e saudável. Essa regra também vale para as barbas, que são frequentemente negligenciadas. Um barbeiro pode aparar a barba de uma maneira que combine com o formato do rosto e a textura do fio do cliente. Consulte um profissional para saber a frequência com que sua barba deve ser aparada, pois vai depender da velocidade com que os pelos crescem.

5) Não hidratar a barba

Já que os pelos da barba são mais grossos do que os do couro cabeludo, eles precisam de hidratação com mais frequência. Condicionadores ajudam nessa missão, mas óleos capilares tendem a fazer efeito mais rapidamente, por causa do seu poder de nutrição. Uma pequena quantidade é suficiente para transformar a aparência e a textura da barba, que ficará macia, cheirosa e alinhada. Misture com o condicionador e deixe agir por um ou dois minutos antes de enxaguar.