Educação

Team Centro FAG: instituição apresenta equipe de ciclismo

A equipe mescla a juventude com a experiência, contando com nomes de peso

O ciclismo é um dos esportes que mais ganharam adeptos nos últimos anos. De olho na tendência e também como forma de fortalecer o esporte local, o Centro Universitário FAG apresentou o Team Centro FAG, equipe de ciclismo da instituição. Formado por cerca de 20 atletas, o time já surge como um forte candidato a títulos regionais, estaduais e internacionais.

O atleta, Alcides Vieira, que já teve uma equipe de ciclismo em Cascavel há 8 anos, iniciou as conversações com o Centro FAG, em busca de um parceiro à altura dos anseios do grupo. "A FAG tem uma grande estrutura, capaz de dar suporte em relação ao que precisamos, além de ser uma instituição com nome forte não só na região como também no Estado. Abraçaram nossa ideia e estamos felizes com essa parceria", destaca. "A FAG identificou uma oportunidade de valorizar o esporte que cresce de forma significativa e também a possibilidade de incentivar uma modalidade que sempre teve nomes de destaque por aqui. A instituição tem a fama de fortalecer as questões locais e essa é mais uma ação com esse intuito", observa o diretor de criação da Agência House FAG, Mark Reginatto.

O Team Centro FAG já nasce com grandes expectativas. A equipe mescla a juventude com a experiência, contando com nomes de peso, como Nilceu Aparecido dos Santos, que ficou conhecido como "The Flash" não por acaso. Ele competiu por quase duas décadas, tendo conquistado títulos como a Copa América, Copa da República, Brasileiro, além de ter feito parte da Seleção Brasileira no Tour da Turquia. Nilceu estava afastado das competições desde 2014 e agora retorna com força total. "Agradeço à FAG, à Jaqueline Gurgacz e ao José Antônio Ferreira pela oportunidade. Quero passar a minha experiência aos mais jovens. Voltar não é fácil, mas retorno com a expectativa de ajudar a equipe a conquistar títulos", garante Nilceu.

O uniforme novo também foi apresentado: nas cores verde, vermelho e branco, a roupa oficial dos atletas já será estreada em uma prova internacional, na Copa Três Fronteiras, nos dias 12 e 13 de maio. O grupo tem representantes para competir nas três modalidades: speed, mountain bike e provas de velocidade. O maestro dos ciclistas será o técnico, Dario Delai. "Estamos bastante confiantes. Durante a semana, os atletas vão trabalhar, mas de forma individual e, aos finais de semana, vão acontecer os treinamentos coletivos de longa distância quando não houver competições", explica.

A iniciativa entra para a lista de incentivos do Centro Universitário FAG ao esporte. "Esperamos grandes resultados, os melhores integram essa equipe. Temos sempre como foco os investimentos nos esportes, pois, acreditamos que esporte é saúde", encerra a pró-reitora Administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira.