Agronegócio

Show Pecuário recebe melhor da genética para bovinos

Os primeiros animais inscritos para o Show Pecuário, uma das atrações do 31º Show Rural Coopavel, já começaram a chegar no parque que receberá mais de 250 mil visitantes de segunda a sexta-feira, 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. “Teremos animais de 16 raças, com o melhor de suas respectivas genéticas”, diz o médico veterinário e coordenador da área no evento, Fabio Taborda.

A mostra do segmento pecuário ocorre pelo terceiro ano e a expectativa dos organizadores é das melhores. “Vamos ter, além de 400 animais selecionados para venda e exposição, novidades em equipamentos e tecnologias que tornam a atividade pecuária ainda mais eficiente e rentável”, diz Taborda.

Raças

Os animais são trazidos ao evento em parceria com associações de criadores das seguintes raças: Caracu, Charolês, Hereford, Bradord, Angus, Brangus, Pardo Suíço, Simental, Holandês, Canchim, Purunã, Brahman, Senepol, Sindi, Tabapuã e Nelore. Também serão realizadas palestras de alto nível durante a programação. A primeira será sobre Tecnologia para aumentar a produção e o retorno econômico da pecuária de corte, com Armindo Kichel. Será às 10h de terça-feira, 5, no salão tecnológico pecuário.

Na quarta-feira, 6, às 11h, o tema em apresentação será ILPF: Uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do Brasil, com o presidente do Instituto, Renato Rodrigues. Quinta-feira, dia 7, estão agendadas duas palestras: Doenças do complexo tristeza parasitária bovina, com Daniel Rodrigues, às 10h; e Integração lavoura-pecuária: cenário, aptidão e tecnologias, com o doutor Elir de Oliveira, às 14h.

Entre as tecnologias em demonstração estarão o cross ventilation, que contará com a participação de técnicos da sueca DeLaval, e a balança de passagem, desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a Coimma. O Show Rural Coopavel, uma das maiores feiras do mundo na transmissão de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária, vai ocorrer em uma área de 720 mil metros quadrados no km-577 da BR-277, em Cascavel, saída para Curitiba.