Cotidiano

Serviço gratuito de remoção de enxames já fez cerca de 500 atendimentos neste ano em Cascavel

Somente no ano passado foram cerca de 900 atendimentos

Serviço gratuito de remoção de enxames já fez cerca de 500 atendimentos neste ano em Cascavel

Uma operação que requer muito cuidado e atenção. Assim é o trabalho de remoção de enxames de abelhas, vespas e maribondos. O serviço é realizado gratuitamente pela Defesa Civil de Cascavel.

Somente neste ano, já foram realizados cerca de 500 atendimentos no Município. No ano passado, foram 890 ocorrências atendidas pela Defesa Civil. O Município tem parceria com apicultores da região para realizar o trabalho, uma vez que eles acabam cedendo as caixas usadas na remoção. A Defesa Civil também mantém um apiário no Reassentamento São Francisco para levar os insetos. O local já tem cerca de 80 caixas.

As abelhas, vespas e marimbondos são importantes para o ecossistema, mas representam perigo na área urbana aos animais e as pessoas. As abelhas com ferrão se deslocam da área rural para a urbana e param para descansar nas residências. Cascavel é uma cidade arborizada e por isso atrai muitos enxames. Segundo a Defesa Civil,  27% dos enxames que param para descansar se retiram do local em menos de 72 horas.

Caso algum morador identifique um enxame deve acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 199.

Assessoria