Cotidiano

Serranópolis desenvolve atividades complementares

Serranópolis do Iguaçu – Oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, o PAC (Programa de Atividades Complementares) atende estudantes das turmas de 4º e 5º anos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em contraturno escolar. A ação visa ampliar conhecimentos nessas disciplinas e promover a interação, a socialização e a formação do indivíduo desenvolvendo assim, o senso crítico e questionador do aluno.

A didática utilizada nessas aulas é baseada em atividades de leitura, produção, interpretação e análise linguística, com atividades voltadas à compreensão e ao reconhecimento dos gêneros, sua função social, finalidade e o seu contexto de produção.

O entendimento é de que a leitura contribui para a formação crítica do sujeito, seu desenvolvimento pessoal e o conhecimento de mundo, amplia as possibilidades de agir e interagir na/com a sociedade.

Os planos de aula aplicados nas aulas de Matemática já estão alinhados à nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), contemplam atividades que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, tendo espaço para pensarem em suas próprias estratégias, compartilhar com a turma, realizar comentários, trabalhar em grupo, discutir todas as soluções possíveis.

A aprendizagem de Matemática acontece muito mais em situações de erro do que quando o professor dá tudo pronto. O erro pode se transformar em oportunidades riquíssimas de aprendizagem. Nessas aulas, os alunos têm oportunidade de frequentar a sala de informática realizando pesquisas, acessando jogos educativos e algumas noções sobre como usar o Word e o Paint.