COTIDIANO

SENAI e CTG Brasil anunciam R$ 24 milhões para projetos em armazenamento de energia

28 de maio de 2022 às 07:15
José Alfredo Ramos Valverde, da CTG Brasil, apresentando a nova chamada durante o Summit de Inovação
Publicidade

 

Uma nova chamada para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de armazenamento de energia em grande escala, para economia de baixo carbono, foi lançada  pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a CTG Brasil. O lançamento ocorreu durante o Summit, evento do Sistema Fiep voltado à tecnologia e à inovação. Ao todo, R$ 24 milhões serão destinados para o financiamento dos projetos, por meio de recursos próprios e do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

 

O investimento faz parte da estratégia de inovação aberta “Open Innovation” que conecta os melhores centros de pesquisa do Brasil e do mundo para auxiliar a CTG Brasil em desenvolver soluções para desafios complexos, como a transição energética rumo a uma economia de baixo carbono. As empresas e startups nacionais e internacionais podem se inscrever pela Plataforma Inovação para a Indústria. Os projetos deverão trazer soluções para três grandes desafios no setor, que são: sistemas de armazenamento integrado com planta solar, eólica e híbrida; tecnologias de gerenciamento, controle e comercialização de energia; e reciclagem e reuso de baterias. 

 

A ação será coordenada pelo Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, no Paraná, que terá um papel fundamental na estruturação e curadoria dos projetos recebidos de acordo com o edital. Os resultados esperados são o desenvolvimento local e nacional, com a cocriação de soluções personalizadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

“É uma satisfação para o Senai Paraná liderar essa chamada em conjunto com o Senai nacional e com a CTG Brasil. Temas como energias renováveis e descarbonização precisam fazer parte do presente e essa chamada é a melhor forma para alcançarmos soluções de alto impacto”, destaca Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep. 

 

Inserir QR Code anexo usando o texto: 

Confira o regulamento

Saiba mais

plataforma.editaldeinovacao.com.br

 

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE