Cotidiano

Seminário vai discutir rumos para destinação inteligente de resíduos

O 1.º Seminário Nacional sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto, que ocorre em Curitiba de 7 a 9 de novembro, terá como palestrante o Oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat, Alain Grimard. O economista faz parte da mesa de abertura, que discute, junto de outros profissionais, rumos alternativos para a destinação e o aproveitamento inteligente de resíduos.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada.

Gratuito e com vagas limitadas, o Seminário terá sete painéis temáticos e uma visita técnica ao Complexo ETE Belém e CSBioenergia. A ETE Belém, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), é a maior estação de tratamento aeróbia do Paraná e fica ao lado da CSBioenergia, a maior usina geradora de energia a partir de resíduos do saneamento da América Latina.

O evento será promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT – ETEs Sustentáveis), ISAE Escola de Negócios, Sanepar e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-PR).

APOIO

O Seminário conta com apoio do ONU-Habitat, que todos os anos, como parte das comemorações do Outubro Urbano, seleciona temas diferentes para promover os resultados positivos da urbanização ou para enfrentar desafios específicos que dela resultam.

O Outubro Urbano começa com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês de outubro e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro.

Segundo Alain Grimard, neste ano, em comemoração a estas datas, o ONU-Habitat Brasil promove o Circuito Urbano 2018: uma relação de eventos sobre os temas selecionados, que são Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, Cidades Sustentáveis e Resilientes, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana, ocorrendo em setembro, outubro e novembro, com o objetivo de dar visibilidade aos debates sobre essas temáticas, às perspectivas e ações dos diversos setores da sociedade, assim como sua importância para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável no Brasil e no mundo.

O ONU-Habitat estabeleceu-se em 1978 como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I).

Com sede em Nairóbi (no Quênia), a organização é a Agência da ONU para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos. “Nosso mandato é trabalhar em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável com o objetivo de proporcionar moradia adequada para todas e todos”, diz Grimard.

ABERTURA

Além de Grimard, também estarão na mesa de abertura Norman de Paula Arruda Filho; o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski; o presidente ABES-PR, Luiz Henrique Bucco; o coordenador do INCT, Carlos Chernicharo; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros; e a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Fabiana Campos.