Educação

Semed avalia mais de 700 turmas para recuperar as defasagens da pandemia

Para a Educação, todo esse contexto foi imensamente desafiador e ainda é, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde se inicia e se concretiza a alfabetização. Justamente nesta fase, muitas crianças acabaram tendo de estudar praticamente dois anos de forma remota, longe da figura indispensável do professor

Semed avalia mais de 700  turmas para recuperar as defasagens da pandemia

 

Cascavel – Em 2020 o mundo praticamente parou e mudou em todos os aspectos por conta da pandemia da Covid-19. Em 2021 não foi diferente, muitas restrições, mas algumas atividades ensaiavam uma volta à normalidade. Contudo, somente em 2022 com a queda dos índices de transmissão da doença e o fim das restrições sanitárias mais severas é que a vida se aproximou um pouco mais do que era antes da pandemia.

Para a Educação, todo esse contexto foi imensamente desafiador e ainda é, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde se inicia e se concretiza a alfabetização. Justamente nesta fase, muitas crianças acabaram tendo de estudar praticamente dois anos de forma remota, longe da figura indispensável do professor.

Em Cascavel, durante este período, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) atendeu, mesmo a distância, mais de 30 mil alunos. Apesar do esforço dos profissionais da educação, as defasagens e dificuldades na aprendizagem foram inevitáveis e com a volta das atividades presenciais, um intenso trabalho de recomposição de aprendizagem foi iniciado, começando o Projeto Recupera Mais, que consiste em reforço paralelo e a continuidade do reforço no contraturno escolar.

 

Avaliações

Como forma apurar com mais precisão como está o processo de ensino e aprendizagem na rede municipal de Cascavel, iniciou ainda no mês de maio a aplicação das avaliações diagnósticas com os alunos do 1º a 5º ano de todas as escolas municipais, totalizando 749 turmas avaliadas. Segundo Rosane Brandalise Corrêa, diretora do Departamento Pedagógico da Semed, os dados provenientes destas avaliações direcionarão novos encaminhamentos desde o professor, em sala de aula, como as ações e decisões da própria Secretaria, em termos de formação e ações de recomposição da aprendizagem.

“Com o resultado destas avaliações, vamos reorganizar o formato das capacitações ofertadas aos professores. Nós obtivemos uma visão geral e também pudemos verificar quais turmas precisam de maior intervenção tanto da Semed, quanto da escola para a recuperação dos conteúdos no pós-pandemia”.

Nas últimas semanas, o Departamento Pedagógico da Semed fez as devolutivas em relação aos resultados das avaliações aos coordenadores pedagógicos que, por sua vez, levaram as informações aos professores de cada unidade escolar.

O trabalho, desde a elaboração das avaliações, orientação aos professores e instrutores de informática, que auxiliaram na aplicação das provas online aos alunos de 3º a 5º, até a elaboração do relatório com os resultados foi realizado pela equipe do Departamento Pedagógico.

O levantamento dos dados obtidos a partir dos resultados das avaliações é tão completo que não fica aquém de outras avaliações, já tradicionais, como a Prova Paraná, por exemplo. O relatório gerado a partir do resultado destas primeiras avaliações teve mais de 30 mil páginas, com pareceres direcionados à equipe da Semed que assessora as escolas, aos coordenadores pedagógicos de cada unidade e, inclusive, devolutivas para o professor regente de cada uma das mais de 700 turmas que realizaram a avaliação.

O coordenador de Informática e Robótica da Semed, Marcel Kappes, autor dos conteúdos dos relatórios, reforçou a importância de entregar devolutivas direcionadas aos professores que atendem cada turma. “O conteúdo do relatório só possui relevância quando acompanhado de considerações sobre as particularidades da turma, as individualidades dos alunos e o trabalho já realizado em 2022, portanto, é indispensável apresentar os resultados da avaliação ao professor regente de classe”, reforçou.

 

Foto: Semed

 

Identificar e corrigir falhas

A secretária de Educação de Cascavel, Marcia Baldini reforçou a importância deste trabalho que vem em prol de atender e acompanhar a aprendizagem dos alunos considerando os dois anos de pandemia, que houve a necessidade da mudança do ensino. “Precisamos desses dados para saber aonde estamos e o que precisamos fazer para melhorar os indicadores, algo extremamente necessário”, explicou.

Segundo ela, nas escolas com resultado abaixo do esperado, a Semed estará fazendo ações e avaliando mais períodos, já que o objetivo é identificar as falhas e melhorar. “É algo extremamente importante e a avaliação não será aplicada somente neste primeiro semestre, mas também no mês de agosto e no mês de novembro”, completou a secretária.