Cotidiano

Sem reforma da Previdência Brasil será novo Portugal, diz Rodrigo Maia

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse nesta quarta-feira que se a reforma da Previdência não for feita o Brasil fará como Portugal. Ele lembrou que o país europeu fez uma reforma muito mais dura, cortando o pagamento de salários e pensões e aumentando impostos. Segundo ele, ninguém fica feliz em fazer essa reforma, mas ela é necessária para que o país consiga retomar o crescimento econômico. Para Maia, a reforma enviada pelo governo ao Congresso “não é dura”.

? Não há bode na reforma da Previdência. O que há é um déficit de R$ 150 bilhões no regime geral e R$ 70 bilhões no regime público. Nós temos duas alternativas: ou nós fazemos uma reforma que não é dura, que vai organizar o sistema para o futuro, ou nós chegaremos em determinado momento, se a reforma previdenciária não for feita, que nós vamos ter que fazer o que Portugal fez ? disse.

Maia voltou a defender todos os pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) elaborada pelo governo, inclusive os polêmicos, como a regra de transição e cobrança para aposentadoria rural.