Educação

Seis fatos que você não sabia sobre uso incorreto do celular

Usuários passam mais de três horas por dia no telefone; incidência de problema tende a aumentar

Grande parte da população já imagina que o uso prolongado do aparelho celular pode ocasionar problemas posturais. Porém, poucos têm a consciência da dimensão dos impactos que o manuseio incorreto pode ocasionar para a saúde. Num país em que os usuários passam mais de três horas por dia usando seu smartphone, segundo estudo recente do Pew Research Center, a incidência do problema só tende a aumentar.

O alerta vem da professora e fisioterapeuta Leslie Cazetta Jerônimo, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unopar em Cascavel: “Dores constantes no pescoço, costas, ombros, braços e punho podem, muito provavelmente, ser ocasionadas pelo celular. Corremos o risco de alterar nossa postura e nossa mecânica corporal em diferentes níveis de gravidade, inclusive evoluir para casos crônicos”.

A especialista alerta para seis fatos que precisamos saber sobre o uso do celular e sua consequência no corpo:

  1. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a cabeça, em posição normal, pesa cerca de 5,4 kg. Mas quando o pescoço se inclina, o peso sobre a coluna cervical pode chegar a 22,2 kg. Ou seja, estamos sustentando um peso quatro vezes maior ao abaixar a cabeça para usar o celular. Por um período prolongado, podemos desenvolver fortes dores no pescoço e gerar danos, algumas vezes, irreversíveis.

 

  1. Em se tratando das crianças, uma vez que suas cabeças são maiores em relação ao seu tamanho corporal, as consequências dessa postura são ainda maiores: aumento da cifose torácica (corcunda); dores crônicas no dorso (região das costas) e no ombro e ocorrência de cefaléias (dor de cabeça).

 

  1. Ao segurarmos o celular, também fazemos força na região do pescoço e ombros. Esse esforço pode acarretar tensão da musculatura e sobrecarregar as articulações, desencadeando quadros de dor.

 

  1. Ao manusear o celular, estamos fazendo movimentos finos para tocar nas telas e segurando em pinça o celular. Isso ativa uma musculatura da mão que, apesar de nos dar habilidade, se cansa facilmente. Assim, movimentos repetitivos e por tempo prolongado podem levar a inflamações das articulações.

 

  1. Apesar de os brasileiros passarem de 2 a 4 horas por dia usando smartphone ou tablet em uma postura inadequada, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, atitudes simples poderiam prevenir dores. As principais é posicionar o aparelho na altura dos olhos e apoiar os braços sempre que possível.

 

  1. Mesmo adotando as posturas recomendadas, o uso por um período prolongado do celular não livrará a pessoa de ter dores ou problemas posturais de toda forma. É preciso adotar pausas sempre.

 

Fonte: Leslie Cazetta Jeronimo, fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia da Unopar Cascavel

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br.

 

Sobre a Kroton

A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição já contribuiu para a transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do País.