Cotidiano

Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos divulga Destino Iguaçu em encontro sobre turismo de eventos

O "Eventos +" será realizado neste sábado (26) em Florianópolis (SC) e reunirá profissionais que buscam destinos com infraestruturas completas de hospedagem e atrativos

Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos divulga Destino Iguaçu em encontro sobre turismo de eventos

A Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos levará Foz do Iguaçu para o Eventos +, encontro com profissionais de eventos de todo o Brasil que buscam destinos turísticos com qualidade nos meios de hospedagens, locadoras de automóveis e companhias aéreas. A conferência será realizada em Florianópolis, Santa Catarina, neste sábado (26).

O encontro representa uma grande oportunidade para o município se posicionar cada vez mais no turismo de grandes eventos, quando forem retomados no período pós-pandemia. Foz do Iguaçu já é o terceiro destino sede de eventos, atrás das capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

“Essa é uma ótima oportunidade para mostrar a infraestrutura do Destino Iguaçu para projetar reuniões, eventos corporativos e viagens de incentivo, posicionando positivamente o Destino Iguaçu para um público seleto, com poder de decisão e compra dentro das empresas que representam”, disse o secretário da pasta, Paulo Angeli.

A apresentação da cidade será feita pela técnica da Diretoria de Promoção, Marketing e Eventos do Turismo, Jandira Cordeiro. De acordo com ela, será realizada uma apresentação institucional, com rodada de negócios, além de sorteios de pacotes turísticos e brindes.

“Estamos ainda em um cenário de pandemia, mas acreditamos no reaquecimento do setor turístico com o avanço da imunização. A realização de ações se faz necessário para darmos continuidade ao trabalho de promoção do Destino Iguaçu e como forma de apoio ao Visit Iguassu na captação de eventos para Foz do Iguaçu”, contou Jandira.

Essa é a primeira etapa dos eventos Meetings Corporativos 2021. Os próximos, com a participação de Foz do Iguaçu, acontecerão em Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Campinas (SP) e Curitiba (PR).

Turismo de evento em Foz do Iguaçu

Somente em 2019, a Prefeitura liberou 197 Alvarás de eventos para empresas organizadoras do Brasil e do exterior, com a participação de 169.405 pessoas. No ano de 2020, foram 51 eventos, com 31.394 participantes em Congressos, Conferências, Convenções, Seminários, Encontros Regionais, Nacionais e Internacionais, Reuniões, Feiras de Turismo e setoriais, Concursos, Shows culturais.

De acordo com a Estatística de Visitação Anual de 2019 – ICMBIO/Parque Nacional do Iguaçu, os estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul emitiram 834.096 turistas para Foz do Iguaçu, representando 77,67% do total de visitantes brasileiros. Enquanto em 2020, um ano atípico devido à pandemia de Covid-19, esses estados emitiram 348.009 turistas.

A participação em eventos de turismo de negócios também oferece uma excelente oportunidade de divulgar a simplificação de se realizar eventos no município, por meio do Decreto Municipal Nº 27.195/2019, que regulamenta a concessão da licença de localização e funcionamento para realização de eventos de qualquer natureza.

“Foz do Iguaçu possui ainda o grande fator relevante na retomada das viagens tanto a lazer quanto de negócios, que é vantagem da oferta de paisagens naturais, atrativos e atividades a céu aberto, principalmente na era pós-Covid-19, na qual a segurança sanitária é primordial para os viajantes”, salientou Angeli.