Cotidiano

Secretaria de Assistência Social abre inscrições para cursos de panificação e confeitaria

São 180 vagas distribuídas em nove turmas para três diferentes cursos que levam o selo de qualidade do SENAI

Secretaria de Assistência Social abre inscrições para cursos de panificação e confeitaria

A Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu acaba de lançar mais três cursos de formação profissional. As matrículas podem ser feitas em qualquer um dos cinco CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade. Os cursos levam o selo de qualidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Os cursos disponíveis são os de Elaboração de Doces, Elaboração de Salgados e Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais. Cada capacitação tem a duração de 14 dias, com carga horária de 40 horas, e contará com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

“Os cursos de panificação sempre são muito aguardados. Muita gente busca esse conhecimento para entrar no mercado de trabalho, mudar de carreira ou buscar uma alternativa para complementar sua renda. Este ano disponibilizamos mais de 400 vagas para diferentes cursos profissionalizantes do SENAI aqui na Secretaria de Assistência Social”, destaca do diretor de Gestão da Secretaria de Assistência Social, André dos Santos.

Carreta do Conhecimento

Os cursos de panificação serão ministrados na “Carreta do Conhecimento”, unidade móvel da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP que conta com sala de aula integrada à cozinha laboratório. A carreta será instalada na Praça da Paz, no centro da cidade.

Para garantir o distanciamento social e os demais protocolos sanitários todas as turmas terão apenas 20 alunos.

Matrículas abertas

As matrículas estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente em um dos CRAS. As vagas são ofertadas prioritariamente para pessoas inscritas no Cadastro Único ou beneficiárias de programas do Governo Federal, como o Bolsa Família. O pré-requisito para matrícula é ter 16 anos e, no mínimo, o Ensino Fundamental II incompleto.

Documentos necessários

– RG (Original e cópia);

– CPF (Original e cópia);

– Comprovante de Residência (Original e cópia);

– Histórico Escolar (Original e cópia);

– Certidão de Nascimento ou Casamento.

Caso sejam menores de idade:

– RG e CPF dos pais ou responsáveis legais (original e fotocópia) e documento comprobatório da guarda em caso de responsáveis que não sejam pais do aluno.

* O menor deve estar acompanhado por um responsável legal.

Caso sejam estrangeiros:

– Cédula (Original e cópia);

– CPF (Original e cópia) *Receita Federal ou consulado – (45) 3520-4300;

– Comprovante de Residência (Original e cópia);

– Histórico Escolar (Original e cópia);

– Certidão de Nascimento ou Casamento.

Outros cursos

No início de agosto serão abertas as matrículas para os cursos de Assistente Administrativo, Aperfeiçoamento em Recursos Humanos, Modelagem em Costura Roupas Íntimas, Modelagem em Costura Ginástica, Instalação e Manutenção Ar-Condicionado e Pacote Office, também com a qualidade Senai.

Jovens de 12 a 24 anos também têm a opção de cursos ministrados no Centro da Juventude. São cursos de Maquiagem, MC (Mestre de Cerimônias de Hip Hop), Violão, Fotografia, Bateria, Teatro e Rádiotube além de aulas de Vôlei, Futsal e Funcional. Para esses cursos o interessado deve procurar o Centro da Juventude, na Rua Otto Ernesto Gottlieb, 410, Jardim Naipi ou pelo telefone 3901-3459.