Educação

Secretaria da Educação apresenta versão do Referencial Curricular

A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta quarta-feira (21), em Foz do Iguaçu, a segunda etapa do Encontro Estadual sobre o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações – Versão Consolidada. O primeiro momento de análises e estudos do documento aconteceu no início da semana.

Cerca de 600 profissionais entre técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação, representantes da Secretaria da Educação e Secretarias Municipais de Educação, Conselho Estadual de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) participam da análise da proposta, oficinas e palestras relacionadas as disciplinas curriculares.

A versão preliminar foi enviada para o Conselho Estadual de Educação no dia 20 de setembro, mas o prazo para a deliberação ainda não foi definido. Confira o documento preliminar no endereço www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf.

O chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Cassiano Ogliari, destacou o processo democrático na elaboração do documento que teve como objetivo melhorar a versão preliminar do Referencial Curricular do Paraná.

“Agora, com ele já consolidado, esses representantes puderam visualizar a efetivação de seus apontamentos e iniciaram as discussões referente aos próximos passos que compreendem a formação continuada e a implementação do referencial nas redes de ensino”, disse Cassiano.

Durante os meses de julho e agosto, profissionais da educação e a comunidade em geral conheceram e contribuíram com o referencial por meio de consulta pública.

Também em julho, durante a Semana Pedagógica, os professores da rede estadual participaram de estudos e contribuições sobre o referencial simultaneamente com os profissionais das redes municipal e privada de ensino.

A versão final da proposta curricular foi enviada em setembro para análise do Conselho Estadual de Educação. Esse documento será a referência para a reorganização dos currículos no Paraná, uma vez que acrescenta às definições da Base Nacional Comum Curricular o contexto paranaense e aponta princípios, direitos e orientações para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental no Estado.

COMITÊ EXECUTIVO

A elaboração do Referencial foi organizada pelo Comitê Executivo do Programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular no Paraná formado por representantes da Secretaria de Estado da Educação, Conselho Estadual de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.