O agravamento da covid-19 na região oeste e sudoeste do Paraná, que resultou na taxa de ocupação de  99,52% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde, reascendeu o alerta sobre a importância das medidas de controle e prevenção da doença.

Em Santa Terezinha de Itaipu, na última segunda-feira (22), a prefeita Karla Galende assinou o decreto nº 174/2021, que prevê fechamento pelo prazo de 10 dias dos ginásios e campos de futebol públicos e privados, quadras de areia, fechamento das canchas de bocha públicas e privadas, bem como playgrounds, academias ao ar livre e demais espaços esportivos.

O funcionamento de brinquedotecas, espaços kids e playgrounds nos estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes também permanecerão fechados. Já para as atividades religiosas, a única alteração é a ocupação máxima de 30%.

“O fechamento desses espaços tem como objetivo frear a disseminação do vírus, garantindo a saúde e bem-estar da população, mas principalmente, evitar o fechamento dos comércio, que é uma hipótese descartada por parte do poder público até o momento”, ressaltou a prefeita.

Ainda de acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços, bares, restaurantes e lanchonetes deverão observar o contido no Termo de Responsabilidade de enfrentamento à Covid-19.
Vale ressaltar que, em caso de descumprimento do decreto será aplicada multa no valor de R$ 4.028,50, podendo o alvará do estabelecimento ser cassado.