Esportes

Rival do Inter na fase preliminar poderá ser definido só na Justiça

Caso avance da segunda fase da Libertadores, que deverá ter as datas confirmadas para as duas primeiras semanas de fevereiro, o Internacional terá pela frente na última fase preliminar quem avançar de Tolima x Maracá

Porto Alegre – Sorteado para enfrentar o dono da vaga chamada “Chile 4” na segunda fase da popular pré-Libertadores, o Internacional poderá ter o adversário definido apenas após batalha judicial entre Unión Española e Universidad do Chile, tudo por conta da situação inusitada vivida este ano no futebol chileno, que teve suas competições encerradas precocemente por conta de protestos políticos no país.

A vaga “Chile 4” é destinada ao campeão da Copa Chile, que foi interrompida na semifinal. Um dos confrontos, entretanto, seria entre Universidad Católica e Colo-Colo, que se garantiram diretamente na fase de grupos da Libertadores por terem terminado o Campeonato Chileno nas duas primeiras posições, respectivamente. Assim, impreterivelmente a vaga “Chile 4” ficaria com Unión Española e Universidad do Chile, e seria definida num confronto agenda pela Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile local para janeiro.

Melhor posicionado no Campeonato Espanhol em relação ao rival – 9º ante o 14º -, entretanto, o Unión Española se recusa a disputar o jogo, tendo, inclusive se manifestado formalmente dizendo que não entrará em campo e que acionará o Tribunal Arbitral do Esporte.

Já os defensores do Universidad de Chile argumentam que a vaga “Chile 4” é definida pela Copa Chile, não tendo relação com o campeonato nacional, e que na Copa Chile o Universidad tem campanha superior a do Unión, com 13 pontos conquistados em seis jogos (4 vitórias, 1 empate e 1 derrota) contra 12 pontos conquistados também em seis jogos pelo rival (3 vitórias e 3 empates).

Tolima ou Maracá

Caso avance da segunda fase da Libertadores, que deverá ter as datas confirmadas para as duas primeiras semanas de fevereiro, o Internacional terá pela frente na última fase preliminar quem avançar de Tolima x Maracá. Desse chaveamento sairá o último integrante do Grupo E, que já conta com Grêmio, Universidad Católica e América de Cali.