Saúde

Reunião do Comitê de Crise avalia questões relacionadas ao 1º caso de covid-19 em Missal

O primeiro paciente confirmado com covid-19 no município é um caminhoneiro

Reunião do Comitê de Crise avalia questões relacionadas ao 1º caso de covid-19 em Missal

A reunião semanal desta segunda-feira (18) do Comitê de Crise de Missal, criado para tratar sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus, abordou questões referente ao 1º caso de covid-19 no município. O repasse das informações, foi no sentido de tranquilizar os integrantes do Comitê e toda a população.

O primeiro caso é considerado importado por se tratar de um caminhoneiro que retornou de viagem. Assim que ele retornou de viagem e percebeu alguns sintomas, fez contato com a Unidade de Saúde e foi realizado o exame que confirmou o primeiro paciente com covid-19 de Missal no último sábado (16).

O paciente está com sintomas leves, ficará sob monitoramento e isolamento.

A orientação aos caminhoneiros e viajantes, é que informem a secretaria de saúde assim que retornarem de viagem, mesmo que não apresentem sintomas, pois, só assim será possível acompanhar cada caso, evitando que os familiares e amigos dessa pessoa sejam contaminados, caso este esteja com o vírus, mesmo que de forma assintomática, ou seja, sem apresentar sintomas.

A Secretaria de Saúde e o setor de tributação do município, informaram ainda, que receberam diversas denúncias sobre a realização de jogos de baralho, bocha e afins, em comunidades, o que não está autorizado. As medidas são preventivas e pede-se a compreensão não só dos estabelecimentos comerciais deste ramo, como das comunidades do interior. Algumas medidas serão adotadas a partir dessa informação.

A secretária de Saúde, Carla Teresinha Laismann, lembrou ainda que a partir da reunião do Comitê, a Unidade Sentinela passa a atender no Centro de Convivência dos Idosos das 13h as 17h as demandas espontâneas e agendadas relacionadas a quadros de síndromes respiratórias agudas. Ainda relacionado a quadros respiratórios, foi diagnosticado um número de atendimentos considerado baixo em relação ao período.