Educação

Rede estadual traz novidade no ensino técnico para 2022

Curso de Técnico em Agronegócio é uma das novidades no Wilson Joffre para 2022

Rede estadual traz novidade no ensino técnico para 2022

Na carona dos anúncios “salariais” que o Governo do Estado fez em relação aos professores, a rede pública estadual de ensino trabalha no planejamento para o ano letivo de 2022 e traz novidade. Para o ano que vem haverá expansão da oferta de cursos técnicos, com dez colégios em Cascavel ampliando a oferta.

O Colégio Estadual Wilson Joffre, por exemplo, já prorrogou as inscrições até a próxima segunda-feira (13). Para o período matutino, a instituição está com vagas abertas para os cursos de Técnico em Administração, Formação de Docentes e Técnico em Agronegócio. Estes cursos integrados, com duração de três anos, são direcionados para quem concluiu o Ensino Fundamental ou está concluindo o 9º ano em 2021.

Clair Santos, diretora auxiliar do Wilson Joffre, destacou que o curso Técnico em Agronegócio é uma das novidades para o ano que vem. “É um curso novo na cidade, oferecido por três escolas até o momento. Esperamos abrir a turma, pois nossa região é essencialmente agrícola e precisamos trabalhar, estudar e ofertar cursos nesta área”, disse a vice-diretora.

Além destas três modalidades para o período matutino, o Wilson Joffre também está com vagas abertas para o curso subsequente de Técnico em Transações Imobiliárias, que será realizado no período noturno. O curso tem duração de 1 ano e podem se inscrever os estudantes que finalizaram o Ensino Médio, que concluíram Curso Superior ou tenham interesse em aprender sobre esta área. Neste ramo o profissional orienta clientes nos processos de compra, venda, locação, permuta ou alienação de bens imóveis e também prospecta novos clientes e avalia oportunidades de negócios.

 

Brasil Profissionalizado

O Colégio Wilson Joffre está na fase final de uma obra que vai beneficiar estudantes com três laboratórios e uma sala multiuso. A iniciativa faz parte do programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação. O programa atua no fomento de ações que visam à expansão, ampliação e modernização das escolas das redes estaduais de Educação Profissional e Tecnológica, com a finalidade de expandir e ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio, principalmente do ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica.

Na “bio” do perfil do colégio no Instagram (@colegiowilsonjoffre) é possível acessar o link do processo seletivo para se inscrever no curso desejado. Informações também podem ser adquiridas pelo telefone (45) 3225-3838.

 

EXPANSÃO

Além de Cascavel, os municípios de Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Ibema e Três Barras do Paraná também passarão a contar com cursos técnicos, com mais de 21 modalidades ofertadas (Administração, Agronegócios e Desenvolvimento de Sistemas).

Também foram prorrogadas até o dia 10 de dezembro as inscrições para o CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Agroinovação Professor Moacir Benedito Leme da Silva, com os cursos  Técnico Agrícola e Técnico em Agronegócios.

No site no NRE é possível encontrar o endereço  eletrônico (https://infoceep.com.br/inscricao/), que explica como fazer a inscrição, que também pode ser acessado pelo QR Code.

Os critérios que serão considerados para a classificação são: Beneficiário de Programas Federais + escolaridade e Médias escolares das disciplinas de Matemática, Português e Ciências, sendo utilizada a média aritmética dos quatro anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

Inscrição Online: https://infoceep.com.br/inscricao/

 

(Redação: Paulo Eduardo)