Educação

Rede estadual de ensino dobra número de turmas do Mediotec

Cursos técnicos na modalidade concomitante estão disponíveis em 24 escolas estaduais de 17 municípios paranaenses, atendendo 840 estudantes este ano.

Rede estadual de ensino dobra número de turmas do Mediotec

Começaram esta semana as aulas dos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Mediotec) na rede estadual de ensino. São 840 alunos em 24 instituições de ensino de 17 municípios paranaenses.

Neste ano, foram abertas 28 turmas de 30 alunos cada, mais que o dobro autorizado no ano passado, 13 turmas, e três vezes mais que em 2017, quando apenas 9 turmas foram abertas. Os cursos disponíveis são Administração, Alimentos, Design de Interiores, Edificações, Eletromecânica, Eventos, Farmácia, Informática, Logística, Mecânica, Meio Ambiente, Portos, Química e Vestuário.

“A oferta maior de cursos do Mediotec em 2019 reflete o planejamento da Secretaria de Estado da Educação para expandir a educação profissional em todo o Paraná, atendendo às demandas e possibilidades do mercado de trabalho de cada região”, afirma a chefe interina do Departamento de Educação Profissional, Angela Carstens.

Os cursos são voltados para estudantes matriculados a partir da 2ª série do ensino médio, sendo realizados na modalidade concomitante. O aluno cursa o ensino médio regular em um turno e faz as disciplinas técnicas no contraturno escolar, não necessariamente na mesma instituição de ensino. A duração varia de acordo com cada curso, sendo de 1 a 2 anos. As matrículas foram feitas em fevereiro.

BOLSISTAS – Também no mês de fevereiro, a Secretaria da Educação promoveu um Processo Seletivo Interno de Bolsista (PSI) de professores, pedagogos, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILS) para atuarem nos cursos do Mediotec. 6.678 pessoas se inscreveram entre profissionais efetivos e temporários com contrato aberto por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

O processo consistiu em prova de títulos, levando em conta a escolaridade, tempo de serviço e aperfeiçoamento profissional dos participantes. A lista de classificados é válida até 31 de dezembro de 2020, e fica à disposição dos Núcleos Regionais de Educação para contratação conforme a necessidade das escolas estaduais que participam do Mediotec.

A educação profissional da rede estadual também tem outras opções para atender a comunidade escolar:

CURSOS INTEGRADOS: combinam disciplinas técnicas e disciplinas da base comum (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, etc) ao longo de quatro anos e estão disponíveis para estudantes que concluíram o ensino fundamental. As inscrições são feitas no final de ano.

CURSOS SUBSEQUENTES: voltados para todas as pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam obter uma certificação de técnico. Consiste exclusivamente de disciplinas técnicas e tem duração de 1 a 2 anos, de acordo com o curso. As inscrições são realizadas no fim de cada semestre.

FORMAÇÃO DE DOCENTES: o antigo magistério é um curso profissionalizante que forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem duração de quatro anos e é integrado ao ensino médio, estando disponível para quem concluiu somente o ensino fundamental. As inscrições são realizados no final de ano.