Cotidiano

PT nega que tenha abandonado a presidente afastada Dilma Rousseff

RIO. O presidente do PT, Rui Falcão, divulgou nota, no final da tarde desta segunda-feira, negando que o PT tenha ?abandonado? a presidente afastada Dilma Rousseff.

?O PT acredita que as mobilizações das Frentes e dos setores democráticos ? que apoia e das quais participa ? serão capazes de barrar o golpe contra a presidenta, que não cometeu nenhum crime?, diz trecho da nota.

Matéria publicada pelo GLOBO neste domingo mostrou que, com a proximidade da votação final do processo de impeachment, no final de agosto, cresce o distanciamento entre Dilma e o PT. Com o partido descrente, a resistência à destituição da presidente virou mais um discurso para animar a militância, e tentar conter o desgaste causado pela Operação LavaJato, do que uma mobilização para tentar virar votos no Senado que salvem Dilma.

A presidente afastada, por sua vez, tem se mostrado mais preocupada em preservar sua biografia do que em voltar ao poder ou trabalhar pela sobrevivência política do PT. Na quarta-feira passada, em entrevista à Rádio Educadora, ela jogou para o partido a responsabilidade pelo pagamento do marqueteiro João Santana, que disse ao juiz Sérgio Moro ter recebido recursos relativos à campanha de Dilma em caixa dois, no exterior.

O Senado abriu o processo de impeachment com o apoio de 55 senadores. Para afastar definitivamente a presidente, são necessários 54 votos. Dilma, que teve na primeira votação, em maio, 22 votos, precisa convencer seis senadores a mudar de posição. Petistas afirmam que ainda não viraram nenhum voto e que correm o risco de perder apoios, como de Otto Alencar (PSD-BA).