O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, teve a honra de receber a psicóloga Dra. Marivania Bocca para o lançamento de seu livro “Psicanálise Existencial e o método progressivo-regressivo: experiência psicopatológica em Jean-Paul Sartre”.

A psicóloga mostrou que a obra traz grande contribuição para a compreensão da experiência psicopatológica da vivência da pessoa na profundidade de seu sofrimento psíquico, sua inteligibilidade e possibilidades de intervenção. O livro tem como fundamento a teoria e metodologia existencialista dialética do filosofo francês Jean-Paul Sartre.

O lançamento aconteceu via plataforma digital, por reunir um número expressivo de estudantes. A professora abordou o objetivo do livro e os tópicos principais, como aproximação crítica, ontologia-fenomenológica, fundamentos para uma Psicologia, método – psicanálise existencial e o método progressivo-regressivo.

Ao expor a estrutura de sua obra falou sobre a prática clínica psicológica e a psicopatologia pensada a partir de Sartre, e fez a análise de um caso clínico, intitulado Corda Bamba. Trata-se de um diagnóstico borderline.

A obra é dividida em seis capítulos: a transcendência do ego e o fenômeno da temporalidade em Sartre; liberdade situada e projeto de ser; desdobramentos sartrianos na psicologia fenomenológica; a base da psicanálise existencial e do método progressivo-regressivo; psicopatologia do sujeito: um fenômeno universal- singular-universal; e desdobramentos clínicos a partir da psicanálise existencial e do método progressivo-regressivo: um estudo de caso.

Participação aconteceu presencial, de forma escalonada e híbrida