Educação

Progeti: Primeira turma de Lógica de Programação inicia as aulas

A capacitação é gratuita e dividida em três níveis de aprendizagem

Progeti: Primeira turma de Lógica de Programação inicia as aulas

 

Teve início na manhã de sábado (23), a primeira turma de Lógica de Programação do Progeti (Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação). As aulas aconteceram no Espaço Criar, localizado no 1º andar do Teatro Municipal Sefrin Filho e são focadas no aprendizado da lógica necessária para o desenvolvimento de softwares, tanto aplicativos quanto soluções para Web, bem como qualquer dispositivo que possa ser programado.

Com faixa etária geral de 13 a 23 anos, a primeira turma possui alunos de 17 a 23 anos, pois foi montada de acordo com o número de procura, conforme explica a coordenadora pedagógica e analista de Sistemas, Aline Conti. “Essa turma surgiu de uma procura maior dessa faixa etária, separamos de 13 a 16 e 17 a 23 anos porque a gente sabe que temos níveis diferentes de maturidade e queremos atender os nossos alunos da maneira mais adequada da realidade de cada um deles”.

A capacitação é dividida em três níveis de aprendizagem (iniciante, intermediário e avançado), no qual cada um acrescentará novas estruturas, técnicas de programação e uso de linguagens diferentes para o suporte no desenvolvimento das soluções. Por meio das aulas, o aluno irá estimular o aprendizado das habilidades necessárias para se inserir no mercado de desenvolvedores para software de forma prática, rápida e divertida.

Para o estudante, Adrian Lucas Toderke, 17 anos, o curso será uma ferramenta importante para entrar na faculdade, “É uma área que eu gosto muito, quando eu era pequeno meu pai me deu um computador só que eu nunca tinha ido atrás de aprender, sempre fiquei mexendo, jogando junto com meus amigos e agora como estou na reta final do colegial, pensei em procurar um curso, me especializar. Eu quero fazer análise de desenvolvimento de sistemas e esse é o caminho para dar os primeiros passos em busca de conhecimento”.

A assistente social, Nadir Aparecida Marques da Silva, fez a inscrição de três alunas e as trouxe para participar da aula. “Quando eu tomei ciência do programa eu achei muito valido no momento em que nos estamos saindo de uma pandemia, precisando ocupar nossos jovens e adolescentes, principalmente, por estarem naquela fase de transição de vida. Vi uma extrema oportunidade para essas meninas para participarem de algo promissor para a vida delas, ocupar o tempo livre e enfim estar em um ambiente que a gente desejaria pra todos”.

Novas turmas e pré-inscrição

Para quem já realizou a pré-inscrição no site é preciso aguardar o contato da equipe do Progeti, pois a mesma está organizando as novas turmas tanto do curso de Programação com Games, quanto o de Lógica de Programação e logo após o fechamento as informações são enviadas pelo número cadastrado para confirmação da matrícula.

As inscrições continuam abertas e são totalmente gratuitas. Quem tiver interesse basta acessar o site (www.progeticascavel.com.br) e preencher o formulário. Em caso de dúvidas pode entrar em contato pelo seguinte número: (45) 3218-1250, para facilitar este número também possui whatsapp.

Próximas turmas: Programação com Games – 10 e 12 de novembro. Lógica de Programação – 4 de novembro. Vale ressaltar que uma mensagem será enviada para a confirmação da matrícula, caso não receba, o aluno será incluso na próxima turma.

Cursos ofertados

O ProgeTi ofertará gratuitamente os cursos de Lógica de Programação (13 a 23 anos), Programação com Games (7 a 12 anos), arduino, impressão 3D, cortadora a laser e plotter. As aulas são presenciais no Espaço Criar, localizado no 1º andar do Teatro Municipal. Mais tarde, o programa será expandido para os bairros, ficando ainda mais próximo da população.

(Daiane Piana/Secom)