Cotidiano

Profissionais da educação do estado fazem manifestação em Copacabana

2016 922584690-201607101213346408.jpg_20160710.jpgRIO – Em greve há quatro meses, os profissionais da educação estadual do Rio de Janeiro realizaram, na manhã deste domingo, um protesto na Praia de Copacabana.

Diversas cruzes foram fincadas na areia da praia representando as escolas fechadas desde a gestão do ex-governador Sérgio Cabral. De acordo com o sindicato da categoria, 300 unidades foram fechadas nos últimos nove anos. Algumas cruzes ainda representam a carências de faxineiras, cozinheiras nas unidades e também de reajuste salarial para a categoria. Além disso, cartazes em inglês como “Bem-vindo ao caos. Dinheiro só para as Olimpíadas. Sem dinheiro para a educação pública”e “S.O.S Educação. Negociação já!” foram exibidos na manifestação.

? Nosso foco é denunciar à população toda precariedade que estamos sofrendo. Os funcionário estão sem receber os salários. Está claro que a educação não é prioridade. Só tem dinheiro pra fazer olimpíada ? criticou Suzana Gutierrez, coordenadora geral do Sepe/RJ

Uma das reivindicações dos professores, é a questão do pagamento dos aposentados. Nesta semana, os inativos receberam o salário referente ao mês de maio que, mesmo assim, foi parcelado. O salário dos professores ativos está previsto para sair no próximo dia 14.