Educação

Professores são recebidos com várias atividades de formação pedagógica

A programação foi pensada para valorizar o relacionamento entre professor aluno

Professores são recebidos com várias atividades de formação pedagógica

Enquanto os acadêmicos do Centro FAG puderam curtir mais uma semana de descanso, os professores já retornaram ao trabalho. Na segunda-feira (22) os docentes foram recepcionados com a realização da 31ª Semana Pedagógica, evento integrado ao Fórum Nacional de Educação.

A abertura contou com a apresentação musical da Escola de Música Galli, que interpretou a canção “Tempos Modernos”, de Lulu Santos. Tema que embala a campanha dos 20 anos do Centro FAG.

A coordenadora pedagógica do Centro FAG, professora Lenir Luft Schmitz, explica que a escolha dos temas foi baseada nos desafios atuais de melhorar a relação entre professor e aluno. “Nós estamos vivendo um período de muita mudança no ensino superior e que leva os professores a repensarem a sua motivação. A motivação, como a própria palavra diz, é encontrar motivos para a ação. Neste contexto é que nós pensamos nas temáticas de formação para o evento”, relata.

A professora Luana Wulfing, dos cursos de Fisioterapia e Estética e Cosmética, foi a primeira palestrante da noite. O tema proposto por ela foi “Educando para a vida: Uma reflexão sobre a relação Estudante e Professor”. “A intenção foi trazer ao corpo docente uma reflexão, um olhar integral sobre os nossos acadêmicos, buscando trazer a essência, aquele primeiro amor que nos fez optar pela carreira de professor”, ressaltou a docente.

A segunda palestra da noite foi proferida pelo professor Hani Awad, do curso de Educação Física. O tema “Profissão Professor: pela paixão de ensinar e o desafio de encantar”, de maneira dinâmica-interativa, tratou sobre a complexidade do papel do professor, que deve se manter motivado a inovar em suas práticas pedagógicas, sempre com paixão pelo ensinar. “Ser professor não é um sacerdócio, é uma escolha profissional que remete o educador ao desafio de preparar pessoas reflexivas, críticas e atuantes para conviver em sociedade. Ser professor é instigar seus educandos a analisar o mundo com lucidez sem perder a criatividade, a imaginação e a amabilidade. Ser professor é mais que uma paixão profissional, mais que um ato de amor é um compromisso social”, reflete Awad.

Everton Paulo Roman é professor há 17 anos do Centro FAG e leciona nos cursos de Educação Física, Engenharia Civil e EAD. Ele enfatiza a importância desses momentos, que vão além da motivação, alinham objetivos e estimulam a criatividade. “As palestras nos levam a repensar cada vez mais sobre a formação continuada. É um processo inerente ao professor. Estamos em um momento em que as metodologias ativas, que colocam no aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, são cada vez mais evidentes, e, portanto, precisamos estar incentivando nossos alunos a questionar, refletir e resolver”, finaliza.

Prestigiaram a abertura da Semana Pedagógica a coordenadora de Pesquisa e Extensão, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel, o pró-reitor acadêmico Afonso Cavalheiro e o vice-reitor Sérgio De Angelis.