Cotidiano

Procon de Foz do Iguaçu realiza mutirão on-line de renegociação de dívidas

Poderão ser negociadas as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis

Procon Parana - Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado a SEJUF. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Procon Parana - Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado a SEJUF. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Procon de Foz do Iguaçu realizará, entre os dias 4 a 30 de novembro de 2021, um mutirão on-line de renegociação de dívidas. A iniciativa, que conta com a participação da Proconsbrasil, Senacon, Febraban, Banco Central e Senado Federal, acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br.

De acordo com a dirigente do Procon do município, Claudineia Raposo Pliacekos, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação, ainda mais nesse momento de pandemia. “Por isso, acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão.”

Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, para receber um login e senha. Neste momento, o consumidor irá selecionar a opção que constar o nome do banco ou da instituição financeira para quem ele deve, fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado. Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor acessar o seguinte link: https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551 ou baixar o app no seu celular:ttps://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551. Poderão ser negociadas: as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis por exemplo.

Além da renegociação de dívidas, o consumidor terá acesso a vídeos e dicas sobre educação financeira, acessando o seguinte o link: https://mutirao.febraban.org.br/.

(Assessoria)