Cotidiano

Processo para contratação de professores da rede estadual tem 100 mil inscritos

Conforme o edital, não há um número definido de vagas a serem ocupadas; o preenchimento dos cargos vai depender da demanda por escola e por disciplina

Curitiba – Mais de 100 mil pessoas já se inscreveram no PSS (Processo Seletivo Simplificado) para contratação de professores da rede estadual de ensino. O prazo para inscrição segue aberto até esta terça-feira (16). Não é cobrada nenhuma taxa dos candidatos.

Serão selecionados profissionais para exercer as funções de professor, professor pedagogo e tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Conforme o edital, não há um número definido de vagas a serem ocupadas. O preenchimento dos cargos vai depender da demanda por escola e por disciplina.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destaca que a grande procura é reflexo da valorização que a categoria registrou nos últimos anos, como o aumento em 75% na hora-atividade – tempo reservado ao professor para correção de provas e elaboração de atividades. O salário médio do professor no Paraná é de R$ 4,7 mil.

As contratações serão válidas para este ano em toda a rede estadual de ensino do Paraná. Podem participar candidatos com no mínimo 18 anos completos e no máximo 69 anos de idade.

A publicação da classificação provisória será feita no dia 1º de julho. Já o prazo para recursos será nos dias 2 e 3 de julho. Após essa data será publicada a classificação final.

As inscrições podem ser realizadas no site da Secretaria de Estado de Educação.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)