Política

Privatização dos Correios deve ser feita por venda de 100% da estatal

Privatização dos Correios deve ser feita por venda de 100% da estatal

Brasília – A privatização dos Correios planejada pelo governo federal deve envolver a venda de 100% da estatal, que hoje detém o monopólio do setor postal no Brasil (cartas e impressos). Para o leilão acontecer no primeiro trimestre de 2022, como planejado, o Congresso ainda precisa aprovar o projeto de lei que permite que a iniciativa privada atue em operações atualmente exclusivas dos Correios.

Em março, o Executivo divulgou que a desestatização da empresa seria por venda total ou majoritária das ações. Após avanços nos estudos, o governo optou pela primeira opção, ao entender que não deve manter participação minoritária nos Correios, afirmou o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord.

O formato ainda precisa ser formalmente aprovado pelos ministérios e pelo PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo.

Mac Cord disse que, nos estudos sobre a desestatização, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) concluiu que os investidores não querem ter a União como sócia relevante no negócio. O governo, por sua vez, já avalia que manter uma participação na empresa não seria positivo para o setor.