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Press trip e festival de gastronomia destacam Inhotim como destino turístico em Minas

O grupo passeou por dois dias guiado por Junio Cesar, o turismólogo que nasceu nas terras da fazenda, cresceu junto com o instituto e tornou-se amigo de artistas plásticos

Press trip e festival de gastronomia destacam Inhotim como destino turístico em Minas

O e-mundi – Encontro Mundial da Imprensa, que reúne jornalsitas de diferentes Estados do Brasil e de outros países, retomou seus eventos com estilo. A 15º edição aconteceu de 29 de abril a 1º de maio no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). Participaram jornalistas convidados de 10 veículos do País, em visita guiada às principais galerias entre os famosos jardins do maior museu a céu aberto do mundo.

O grupo passeou por dois dias guiado por Junio Cesar, o turismólogo que nasceu nas terras da fazenda, cresceu junto com o instituto e tornou-se amigo de artistas plásticos. Nas galerias, destaque para a de Adriana Varejão – que, entre outras obras, ergueu uma parede destruída cujo reboco é a simulação das vísceras de corpos ou carnes de gado, para representar a queda de um prédio no Centro do Rio de Janeiro; Doug Aitken deixou uma construção circular em concreto e vidro sobre um buraco de 200 metros de profundidade, com microfones instalados que trazem os sons do subsolo; Claudia Andujar tem uma galeria exclusiva com o porftólio icônico de fotos de sobre a convivência ímpar com os ianomâmi em Roraima.

E como surgiu Inhotim? Sir Timothy, um minerador britânico, era o dono das terras décadas atrás naquela serra encravada no meio de Minas, perto da capital Belo Horizonte. Quis a mineiridade das montanhas que os locais o apelidassem de Nhô Tim – o “Senhor”, no mineirês, vira Nhô por lá desde os tempos em que Dom Pedro soltava pipa. Vem daí o nome do instituto Inhotim, hoje uma fazenda-galeria de 140 hectares com belo paisagismo de Luiz Carlos Orsini e duas dezenas de galerias de renomados artistas de vários lugares do mundo que deixam ali suas obras.

O grupo de jornalistas ainda prestigiou o Festival Fartura de gastronomia, realizado no espaço da Igrejinha, logo na entrada do instituto. A 15º edição do e-mundi contou com o patrocínio da Gasmig, Cemig, Tecnobank e apoio da Agência Boomerang, Café Azzurro e Corretora Grif.

Assessoria