Educação

Preparando um 2019 especial

Com novas instalações e professores preparados, expectativa é pelo início das aulas

O ano de 2019 se iniciou repleto de novidades no Colégio Santa Maria, em Cascavel. Já na sexta-feira, dia 25 de janeiro, o pontapé inicial da semana pedagógica aconteceu com a inauguração do novo prédio. A estrutura conta com salas de aula, laboratório da plataforma Innovation Room, biblioteca e parquinho entre outros ambientes. Foi um momento de alegria e comemoração por mais este avanço da escola, que comemora nos próximos dias seus 52 anos de trabalho na cidade de Cascavel. Após um momento de celebração, aconteceu a cerimônia de corte da fita e em seguida todos puderam conhecer os novos espaços. Também houve a benção de cada sala e ambiente do prédio novo, para que possa acolher alunos e professores da melhor forma possível. Proporcionando um ano letivo muito proveitoso, amparado pela preparação profissional e espiritual de cada profissional envolvido, assim como, num ambiente seguro e agradável a todos.
Na segunda-feira, dia 28 de janeiro, professores e equipe tiveram um momento de trabalho e muito conhecimento na semana pedagógica. O Prof. Tiago Klin, que é especialista em Arte e Educação, realizou uma manhã de workshop, com o tema: "Criatividade é a arte para o sucesso". É fundamental que os professores aprimorem sua criatividade, pois todos os dias precisam encontrar soluções para os problemas, inventar um novo uso para algo já existente, descobrir outras maneiras de fazer a mesma coisa e até mesmo produzir mais utilizando menos recursos, sejam eles, financeiro, de energia ou tempo. A partir de coisas simples, com materiais básicos, é possível criar e desenvolver uma aula que envolva e cative os alunos.

Celebração

Na manhã de 29 de janeiro, os professores e equipe do Colégio Santa Maria reuniram-se com as outras escolas católicas de Cascavel: Escola Sagrada Família e ESI – Colégio Auxiliadora. Dando continuidade às atividades da Semana Pedagógica, o encontro iniciou com a Celebração Eucarística ministrada pelo Padre Mauro, na sequência os professores tiveram um momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2019, com o tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), preparado pelo professor Adelir Misturini. O objetivo foi discutir sobre as políticas públicas, como forma de conscientizar e incentivar a participação de todos, compreendendo o papel de professores cidadãos na formação de uma sociedade mais humana e justa.

Agenda de volta às aulas
04/02 – Segunda-feira
8h às 10h: Acolhida e recepção aos novos alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, que farão parte da família Santa Maria
No horário matriculado: Entrega de materiais Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) direto para a professora Regente 

05/02 – Terça-feira
Início das aulas para todos os alunos: 
No horário matriculado: Ensino Fundamental e Ensino Médio 
Educação Infantil em horário especial (período de adaptação até as 15h para as turmas do Maternal Nível 1 e 2)