Saúde

Prefeitura de Foz prorroga medidas restritivas contra a covid-19 até 21 de junho

Decreto publicado na segunda-feira (14) será retificado e restrição da circulação de pessoas passará a ser das 22h às 5h

Prefeitura de Foz prorroga medidas restritivas contra a covid-19 até 21 de junho

As medidas de controle e prevenção para o enfrentamento da covid-19 foram prorrogadas pela Prefeitura de Foz do Iguaçu até o dia 21 de junho. O Decreto nº 29.265 foi publicado na segunda-feira (14) no Diário Oficial do Município. O documento receberá uma retificação e a restrição da circulação de pessoas na cidade a partir desta terça-feira (15) será das 22h às 5h.

A média móvel dos casos em Foz diminuiu 21% em uma semana. Nesta terça-feira (15), a média móvel registrada foi de 114,57, justamente devido às medidas restritivas para evitar a transmissão do coronavírus.

Mas a administração municipal ainda está preocupada devido à alta taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O Hospital Municipal Padre Germano Lauck está há mais de um mês com 100% dos leitos de UTI ocupados.

Conforme o novo decreto, as atividades gastronômicas poderão funcionar com a entrada dos clientes até as 21h, com encerramento do atendimento às 22h, ficando vedado o consumo de álcool após as 21h. Os shopping centers estão autorizados a funcionar das 10h às 21h.

Supermercados, mercados, mercearias, lojas de conveniência, cursos livres e profissionalizantes, clínicas, centros de estéticas e academias de ginásticas, atividades esportivas coletivas recreativas, em quadras e campos privados e em associações esportivas e clubes esportivos, que tenham como atividade econômica realização de jogos e espaços de recreação e brinquedos coletivos infantis, independente da localização, poderão funcionar das 6h às 21h.

O serviço de tele-entrega/delivery poderá funcionar 24h, ficando proibida a retirada no balcão, por clientes após às 21h. Também fica proibida a venda de bebidas alcoólicas após as 21h, mesmo que por delivery.

As atividades religiosas de qualquer natureza poderão funcionar, com limitação de até 35% da sua capacidade de público, até as 21h, devendo observar as orientações constantes na Resolução no 40/2021, de 30 de abril de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, quanto ao distanciamento e demais normativas vigentes a respeito das medidas de prevenção da covid-19.

O Transporte Coletivo Urbano de passageiros operará, de segunda-feira a sábado, com escala normal até as 23h, com limitação de 50% da capacidade do veículo. O município também manteve, por mais sete dias, a suspensão das aulas presenciais na rede pública municipal e estadual de ensino, bem como nas instituições públicas de ensino médio, superior e de pós-graduação.

Uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 está marcada para esta quarta-feira (16) e deverá definir as medidas para o próximo final de semana.

Covid-19

Foz do Iguaçu contabiliza 39.216 casos de Covid-19 e 967 mortes desde o início da pandemia. Atualmente, 440 pessoas estão em isolamento domiciliar e 169 estão internadas. O Hospital Municipal Padre Germano Lauck está com 100% de ocupação nos leitos de UTI desde o dia 07 de maio. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, 31 pacientes estão internados com Covid.