Cotidiano

Posto do EstaR na Brasil

Atendendo a uma determinação do prefeito Leonaldo Paranhos, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) implantou no Centro da cidade um Posto de Atendimento para motoristas que buscam a restituição dos créditos do EstaR (Estacionamento Regulamentado).

O posto já está funcionando na Avenida Brasil, entre a Rua Sete de Setembro e a Rua Carlos de Carvalho, e atenderá de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 12h30.

Durante esta fase de transição do sistema do EstaR, os motoristas devem utilizar o tradicional cartão de estacionamento para ocuparem as vagas no Centro da cidade, os quais podem ser adquiridos com as empresas conveniadas para a venda e/ou no escritório do EstaR, localizado na Galeria Atenas, localizada na Rua Souza Naves, 3741. Agentes do EstaR estão presentes nas áreas de parquímetro e aplicativo orientando à população sobre essa fase de transição do sistema e sobre como realizar a restituição dos créditos.

Novo Sistema

Na próxima semana será realizada a retirada dos antigos parquímetros, para que o novo sistema possa ser implantado na área de abrangência do Estacionamento Regulamentado.

De acordo com o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, as novas máquinas (parquímetros) serão abastecidas por um sistema híbrido (energia solar) e 100% online, em que os motoristas utilizarão o equipamento digitando a placa do veículo e o número da vaga.

“O novo sistema do parquímetro atenderá 1,8 mil vagas com uso de moedas, chaveiros (bottons), aplicativos e até mesmo o cartão de 30 minutos e 1 hora. Já o aplicativo irá compreender as 5,7 mil vagas de abrangência do EstaR. Também estão previstas 440 vagas para motos, as quais serão utilizadas no sistema de aplicativo e parquímetro”, detalha Pelissaro.