Cotidiano

Políticas públicas valorizam o bem-estar dos idosos

Entre as ações está o programa FeliCidade do Idoso, programa de governo criado em 2018 com o propósito de envolver o maior número possível de pessoas da terceira idade em atividades culturais, esportivas e de recreação

Políticas públicas valorizam o bem-estar dos idosos

Hoje, 1º de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Idoso. Em Cascavel, o Governo Municipal tem dedicado atenção necessária e investido em políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da terceira idade.

Entre estas ações está o FeliCidade do Idoso, programa de Governo do prefeito Leonaldo Paranhos, instituído em 2018 com a intenção de alcançar o máximo dessa população, de todas as camadas sociais, por meio de atividades variadas.

A lei que criou o programa é focada em ações para contribuir com processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, considerando as demandas e interesses da população idosa com intervenções que envolvam experimentações educacionais, artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas.

E, para os vovôs e vovós, foi criada a Cidade do idoso, localizada no Parque Tarquínio, no Parque São Paulo. Um local pensado para oferecer aos idosos de Cascavel atividades físicas, culturais, oficinas, de saúde, assistência social.

Cidade do Idoso

A Cidade do Idoso está localizada no Parque Tarquínio, com uma área total de 77 mil metros quadrados. As obras de revitalização do local contemplaram pistas de caminhada, horta suspensa, novo playground para as crianças, manutenção das fontes e lagos.

No programa, os idosos atendidos terão atividades de segunda às sexta feira das 8h às 17h. Eles poderão passar o dia no local fazendo caminhadas, atividades físicas, culturais e piqueniques , sempre acompanhados por profissionais  especializados ligados às Secretarias de Assistência social, Esporte e Cultura.

No espaço há, inclusive, almoço e lanche no período tarde, além de atendimento de saúde.

Para que todos tenham acesso ao programa, o Município disponibiliza o transporte através da linha Felicidade do Idoso. O ônibus do programa passa em em diferentes regiões da cidade para levar os idosos até o parque.

“Nossos idosos podem chegar aqui às 9h  e passar o dia conosco. Temos um café da manhã, em seguida atividades das mais variadas e  eles escolhem qual desejam fazer, em seguida o almoço e o descanso. À tarde retomamos as atividades e para finalizar um delicioso café da tarde. Para voltarem para suas residências o programa disponibiliza a Linha do idoso, através da qual um ônibus passa pelos territórios e traz até aqui os idosos inscritos. Ao final os leva novamente para seus lares”, destacou  o secretário de assistência Social Hudson Moreschi Júnior.

“Na Cidade do Idoso é possível atender 300 pessoas diariamente, que recebem cuidados necessários para melhorar a saúde mental e física dos nossos idosos. Quem tiver interesse em participar basta ligar ou mandar mensagem via watsap  para (45( 9 9158 2343”, explicou Solange Cândido, coordenadora da Cidade do Idoso.

1º de outubro

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional da Terceira Idade e o Dia Nacional do Idoso. Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas votou para estabelecer 1º de outubro como o Dia Internacional do Idoso, conforme registrado na Resolução 45/106. O feriado foi celebrado pela primeira vez em 1º de outubro de 1991

No Brasil

Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.

 

Secom