Cotidiano

Planeje sua viagem para não cair em roubadas

planejamento.JPGQuem pretende viajar com tranquilidade precisa se organizar. Por mais que você já tenha decidido para onde ir, da compra da viagem até chegar ao destino, alguns cuidados importantes merecem atenção para evitar imprevistos. Confi ra alguns deles:

Escolha bem a agência

Certifique-se de que a agência na qual você pretende adquirir a viagem está cadastrada no Ministério do Turismo. No site www.cadastur.turismo.gov.br é possível pesquisar todos os prestadores de serviço da área e saber se eles operam de acordo com a lei.

Antecipe-se e economize

Na hora de fechar negócio, opte por pacotes de viagem que ofereçam passeios inclusos, meia-pensão ou pensão completa. Assim, você evita gastos extras quando estiver no destino. Algumas operadoras, como a CVC, já vendem pacotes com esses serviços ? e eles ainda podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros.

Leia também? Escolher hotéis com sistema ?tudo incluído? ou optar por apartamentos triplos ou quádruplos também são maneiras de baratear os custos de viagem ? afi rma a gerente de vendas da CVC, Luciana Fioroni.

Documentação das crianças

Tanto em viagens internacionais como nacionais, de avião ou ônibus, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal. É necessário, ainda, portar um documento de identifi cação da criança, como certidão de nascimento ou RG. Na ausência de um responsável, é obrigatório uma autorização por escrito, com firma reconhecida, para o embarque e também para a hospedagem do menor.

De olho no passaporte

Fique atento às exigências de cada país, caso for viajar para fora do Brasil. Argentina, Paraguai, Uruguai,Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela, membros do Mercosul, permitem o embarque e o acesso com o RG original (em bom estado e emitido há menos de dez anos). Os demais destinos exigem passaporte com validade de, no mínimo, seis meses da data de entrada no país. Por isso, é bom se antecipar, pois o processo de requerimento do passaporte na Polícia Federal pode durar até 20 dias.

Precisa de visto?

Com o passaporte nas mãos, você deve descobrir se precisará de visto ou não. Os Estados Unidos, país que mais recebe turistas brasileiros, exigem o visto. Ao escolher o país de destino você deve iniciar o processo de pedido de visto, que é longo, com boa antecedência à viagem.

Tem seguro viagem? Contrate um antes de embarcar.

O seguro viagem é obrigatório para a entrada em muitos países e o turista corre o risco de ser deportado se não o tiver. Ele garante reembolso de despesas médicas, indenização por extravio de bagagem, auxílio na perda de documentos e suporte para alguns imprevistos. Em viagens pelo Brasil, muita gente não compra um seguro viagem nacional porque acredita estar coberto pelo seu plano de saúde. No entanto, de acordo com dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), apenas 10% dos brasileiros possuem um serviço com cobertura nacional.

? Se você for para outro Estado e acontecer algum acidente, terá de procurar um hospital público ou arcar com despesas médicas particulares. Sai mais barato e você viaja mais tranquilo se já tiver essa segurança ? diz a gerente de Serviços de Valor Agregado da CVC, Carolina Stucchi.

Ajuda ao viajante em língua portuguesa

Se você for viajar ao exterior, procure contratar serviços que ofereçam ajuda em português, para o caso de acontecer algum imprevisto em terras estrangeiras. Quem adquire um pacote da CVC, por exemplo, conta com o Atendimento ao Viajante, que dá suporte gratuito ao cliente 24 horas por dia e 7 dias por semana. São 160 profi ssionais prontos para ajudar a resolver problemas antes, durante e após a viagem, em qualquer fuso horário e com ligações gratuitas.