Cotidiano

Pedágios: Agepar desconversa, mas DER confirma novo reajuste em dezembro

De regra, os novos valores em todo o Anel de Integração passam a vigorar sempre dia 1º de dezembro

Pedágios: Agepar desconversa, mas DER confirma novo reajuste em dezembro

Reportagem: Juliet Manfrin

Curitiba – Se você está satisfeito porque desde a semana passada paga 30% a menos de tarifa nas praças de pedágio nos trechos administrados pela Ecocataratas, por toda a região oeste, e da Ecovia, em São José dos Pinhais, saiba que em dezembro, conforme prevê o contrato de concessão, o reajuste anual deverá ocorrer normalmente apesar de a Agepar (Agência Reguladora do Paraná) ainda não assegurar a aprovação dos novos percentuais.

Já o poder concedente, ou seja, o DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), reforça que a medida está, sim, prevista.

De regra, os novos valores em todo o Anel de Integração passam a vigorar sempre dia 1º de dezembro. Diante disso, o Departamento reforça que “as concessionárias encaminham a solicitação de reajuste da tarifa de cancela assim que for disponibilizada a cesta de índices de outubro da Fundação Getúlio Vargas, que compõem a fórmula paramétrica, a qual geralmente é publicada por volta de 10 de novembro”.

“O valor da tarifa básica de cada praça é reajustado anualmente conforme prevê a Cláusula XIX [que trata] do Reajuste da Tarifa Básica, dos Contratos de Concessão Rodoviária do Estado do Paraná”, afirmou.

Erro

Apesar de recentemente a Agepar identificar que a fórmula para o calculo estava errada e que motoristas teriam pago bilhões a mais nesses 21 anos, alegando ainda que a base teria de ser refeita, não foi confirmado se a planilha que chegará no indicador deste ano foi ou será modificada.

Sumiu?

Mas se pedágio é um assunto que chama a atenção e você costuma conferir aquela que deveria ser a principal ferramenta de fiscalização e transparência, o Pedagiômetro, também deve ter percebido que há tempos os números referentes à concessionária Econorte não estão disponíveis ali.

De regra, o site do DER – que acomoda o medidor – tem informado o valor total de pagamentos e de veículos que trafegaram pelo Anel de Integração sem contabilizar os números da Econorte. O campo que diz respeito à concessionária, no Lote 1, fica em branco no site, trazendo dados a partir da concessionária no Lote 2, administrado pela Viapar.

Questionada sobre o fato, a Agepar informou, por meio da assessoria, que notificou o DER-PR pedindo informações sobre o “sumiço” da concessionária.

Vale lembrar que os polêmicos dados informados ali são fornecidos pelas próprias concessionárias e sem checagem oficial, são atualizados pelo poder concedente.

Questionado a respeito, o DER-PR disse apenas “que está verificando esta situação”.