Cotidiano

PEC: relatos sobre infestação de ratos mobilizam sindicato

O Sindarspen confirmou que não é a primeira vez que isso acontece

PEC: relatos sobre infestação de ratos mobilizam sindicato

Cascavel – A reportagem do Jornal O Paraná recebeu relatos de que, dentro das dependências da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), há uma infestação de ratos, principalmente nos locais onde as refeições são preparadas, como a padaria.

Questionada sobre a situação, a direção da unidade informou, por meio de nota, que a informação não procede. Contudo, o Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná) confirmou que a situação não é inédita.

Segundo o diretor Gilberto Moraes, há algum tempo foi registrado esse problema, e solicitou que a direção da unidade tomasse providências. Ele conta que há 15 dias esteve na PEC de que a situação estava normal. Contudo, os relatos são desta semana. Por isso, disse que vai marcar nova reunião com a direção para tratar do assunto.

Em nota, o Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná) informou que dedetização ocorre de forma constante e periódica em todas as unidades do sistema prisional, não somente na PEC. Ainda conforme o órgão, elas ocorrer diversas vezes no ano e seguem um calendário previamente estabelecido.

“Importante ressaltar que a panificadora da unidade segue todos os critérios estabelecidos pela vigilância sanitária, inclusive é acompanhada por nutricionistas. O local passa por inspeções, limpeza diária e possui telas em portas e janelas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas”, assegura.

Além disso, o Depen informou que na próxima semana há uma dedetização agendada para toda a unidade.