Esportes

Participantes do Rally Transparaná chegam a Curitiba depois de três dias de competição

Confira os vencedores

Chegada da 27ª edição do Rallye Transparaná, no Palácio Iguaçu, em Curitiba  -  Curitiba, 20/02/2021  -  Foto: José Fernando Ogura/AEN
Chegada da 27ª edição do Rallye Transparaná, no Palácio Iguaçu, em Curitiba - Curitiba, 20/02/2021 - Foto: José Fernando Ogura/AEN

Terminou nesse sábado (20), com chegada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o 27º Rally Transparaná. A competição teve sua largada no último dia 17, em Foz do Iguaçu, e envolveu 110 veículos (número delimitado em razão da pandemia) com participantes de 13 estados e 45 municípios diferentes.

O percurso teve mais de mil quilômetros, passando por estradas de terra e regiões rurais, em quatro etapas cujas cidades de pernoites foram Cascavel, Guarapuava e Fernandes Pinheiro.

Os veículos estavam separados em quatro categorias: Máster, Graduado, Turismo e Turismo Light. A competição foi de regularidade, com premiação para todas as quatro categorias, mas contando também com cerca de 40 veículos que participaram sem caráter competitivo.

Para Gustavo Schimidt, de Itajaí/SC, campeão da principal categoria, a Master, “a parte técnica do evento foi bem completa e o nível dos participantes é o melhor do Brasil”. Ele conseguiu o título inédito, pois já tinha sido vice-campeão em outra edição”.

O diretor geral da competição, Vinicius Gunha, ressaltou que “o Rally Transparaná é a maior e mais tradicional competição do Brasil”. Ele também enfatizou os cuidados com os protocolos sanitários. “Mesmo no meio da pandemia conseguimos seguir todos os protocolos de saúde e realizamos um grande evento. Com o apoio do Governo do Estado faremos muito mais nas próximas edições”.

Chegada da 27ª edição do Rallye Transparaná, no Palácio Iguaçu, em Curitiba – Curitiba, 20/02/2021 – Foto: Alessandro Vieira/AEN

TURISMO E ESPORTE – O superintendente de Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou que “além do desenvolvimento esportivo, foi possível atrair o turismo por meio do esporte, movimentando a economia”. Ele ressaltou a alegria dos participantes e completou dizendo que no futuro será feito algo ainda maior, também englobando motociclismo e ciclismo. “Queremos fazer do Transparaná o maior evento de rally da América do Sul”, disse.

O coordenador geral dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná, Tiago Campos, salientou que “foi resgatada a essência do Rally Transparana, saindo de Foz do Iguaçu e chegando em Curitiba. Atravessamos o estado nesta retomada do esporte”.

A COMPETIÇÃO – O primeiro dia de prova foi entre Foz do Iguaçu e Cascavel, num roteiro de 240 quilômetros margeando o Parque Nacional do Iguaçu. Na segunda etapa, o percurso de 310 quilômetros passou por Laranjeiras do Sul, Goioxim e Palmeirinha, tendo fazendas de reflorestamento de pinus como cenário.

A terceira etapa aconteceu em mais 220 quilômetros entre Guarapuava e Fernandes Pinheiro, com início numa pista de motocross localizada ao lado do Rio Jordão. O quarto e último dia do Rally Transparaná seguiu rumo a Porto Amazonas e São Luiz do Purunã, com 205 quilômetros de trajeto. O destaque do trecho ficou por conta da Fazenda Santa Joana, que ofereceu uma vasta opção de trilhas técnicas. A chegada aconteceu no Palácio Iguaçu com os primeiros pilotos cruzando a linha final por volta das 13h30.

O evento fez parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza e seguiu todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos para o combate a Covid-19.

VENCEDORES – Na categoria Master, os campeões (piloto e navegador) foram Leandro Moor (Ximura) e Gustavo Schmidt, de Itajaí/SC. Os vencedores da categoria Graduado foram José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade, de Piratuba/PR. Na Turismo sagraram-se campeões Marcos Messias Cominesi e Lucas Messias Cominesi, de Ivaí/PR e na categoria Light venceram  Vinicius Parizotto Gustman e Felipe Tavares, de Castro/PR.

APOIO – O 27º Transparaná é patrocinado pelo Governo do Estado do Paraná, Sanepar, Copel Energia, Prati Donaduzzi, Dispauto Auto Peças, GS Performance, Mamute Off-Road, Acassius Centro Gráfico, Trilha Euro Car, Troller, Ekron Off-Road.

O evento conta com apoio de Estrada Distribuidora de Combustível, Guarapuava 4×4, Velho Madalosso, Bemajjy Bolsas, RL Cópias, Insam, Fábrica das Cópias, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Guarapuava.