Cascavel – A economia gerada com as licitações do uniforme escolar garantiu ao Município de Cascavel a construção de uma moderna e ampla escola que foi inaugurada na manhã dessa quinta-feira (26) pelo prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini.

Construída em um terreno de 4.093 metros quadrados, a Escola Municipal da Transparência já é realidade para os moradores da região norte que matricularam seus filhos nos primeiros dias da semana. A escola ofertará quase 500 vagas em tempo integral.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou a construção da segunda unidade da Escola da Transparência. O local que abrigará a unidade ainda não foi definido, mas ele adiantou que levará em conta a demanda por vagas.

Paranhos destacou que a Escola da Transparência tem uma simbologia diferente: “Todas as escolas são importantes, mas, nesta, a gente fez um formato para mostrar à população que é possível fazer gestão, economia, ter transparência e não desviar dinheiro público da população. Então, construímos um modelo de compras de uniforme diferente do que já tinha, separando um kit que era completo, e isso resultou em economia e na construção dessa escola, que é um grande modelo para o Brasil”, destacou o prefeito.

Esse modelo, segundo Paranhos, terá sequência com a economia gerada nas compras, não apenas do uniforme, mas de outros itens. “Nós queremos criar uma rede de Escolas da Transparência em Cascavel, pelo menos uma em cada ponto da cidade”, ressaltou.

Paranhos acrescentou: “A nossa missão é consolidar sonhos, é melhorar a vida das pessoas, não é tirar sonho das pessoas roubando dinheiro do poder público, da saúde, da educação, seja de qual for o lugar. Não é essa a missão que nós temos que ter. É possível fazer política de forma séria, eficiente…”

Emocionada, a secretária Marcia Baldini lembrou que as vagas foram preenchidas no primeiro dia e que a escola já tem lista de espera.

Ela enfatizou que a unidade, que começou a ser planejada em 2017, tem citada como referência fora de Cascavel. “Construímos uma escola linda, moderna, que será modelo não apenas para o Paraná, mas para todo o Brasil”.

 

Estrutura

A instituição conta com salas de aula do ensino regular, de pré-escola com banheiros anexos, sala de múltiplo uso infantil, sala de múltiplo uso do ensino fundamental, sala de reforço, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, depósito de materiais de limpeza, instalações sanitárias acessíveis, auditório e área administrativa.

A escola conta ainda com um refeitório composto por cozinha, ambiente para higienização e preparo de alimentos, ginásio poliesportivo, passarelas cobertas para acesso à escola e entre o refeitório e o ginásio, pátio coberto e estacionamento, além de horta para atividades pedagógicas.

A Escola Municipal da Transparência está localizada na Rua Eugênio Kluska, 629, no Loteamento Florais do Paraná, no Floresta.