Cotidiano

Paraná reabre mais 100 escolas

Desde maio, a Seed reabriu 738 escolas estaduais para aulas presenciais, o que equivale a 35,1% das 2.100 unidades da rede estadual

Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal
Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal

Mais 100 escolas da rede estadual de ensino foram reabertas nessa segunda-feira (7) para aulas presenciais no sistema híbrido, em que parte dos alunos assiste ao conteúdo na sala de aula e parte pela internet.

A Seed (Secretaria Estadual de Educação) não confirmou quais escolas foram reabertas. Desde maio, a Seed reabriu 738 escolas estaduais para aulas presenciais, o que equivale a 35,1% das 2.100 unidades da rede estadual.

O plano original era de já ter reaberto 800 escolas ontem, conforme havia previsto o diretor de Educação da Seed, Roni Miranda Vieira, em abril. Com isso, apenas 12,5% das escolas que estavam no planejamento reabriram ontem, seguindo as orientações sanitárias de prevenção da covid-19.

“Em virtude de inúmeros decretos municipais proibindo atividades presenciais ao longo das últimas semanas, a Seed precisou rever a expectativa anunciada anteriormente em seu planejamento. A secretaria reforça que a reabertura dos colégios é gradual e acontece em locais com essa permissão, seguindo o protocolo de biossegurança”, explica a Secretaria de Educação, em nota.

Casos de covid

Nove escolas foram fechadas e 135 turmas tiveram aulas presenciais suspensas por casos de covid-19. Foram 102 alunos, 112 professores e 76 funcionários de escolas testados positivamente. Há duas semanas, o Paraná enfrenta uma nova onda de coronavírus que lota os hospitais e deixa o sistema à beira do colapso – a ocupação de UTIs exclusivas para covid-19 está em 96% no Estado, mesmo com ampliação de leitos.

A vacinação da covid-19 de professores e profissionais de educação básica segue em todo o Paraná. Em Curitiba, foi aberta nesta segunda a imunização deste grupo a partir da idade de 45 anos.