Mais 100 escolas da rede estadual de ensino foram reabertas nessa segunda-feira (7) para aulas presenciais no sistema híbrido, em que parte dos alunos assiste ao conteúdo na sala de aula e parte pela internet.

A Seed (Secretaria Estadual de Educação) não confirmou quais escolas foram reabertas. Desde maio, a Seed reabriu 738 escolas estaduais para aulas presenciais, o que equivale a 35,1% das 2.100 unidades da rede estadual.

O plano original era de já ter reaberto 800 escolas ontem, conforme havia previsto o diretor de Educação da Seed, Roni Miranda Vieira, em abril. Com isso, apenas 12,5% das escolas que estavam no planejamento reabriram ontem, seguindo as orientações sanitárias de prevenção da covid-19.

“Em virtude de inúmeros decretos municipais proibindo atividades presenciais ao longo das últimas semanas, a Seed precisou rever a expectativa anunciada anteriormente em seu planejamento. A secretaria reforça que a reabertura dos colégios é gradual e acontece em locais com essa permissão, seguindo o protocolo de biossegurança”, explica a Secretaria de Educação, em nota.

Casos de covid

Nove escolas foram fechadas e 135 turmas tiveram aulas presenciais suspensas por casos de covid-19. Foram 102 alunos, 112 professores e 76 funcionários de escolas testados positivamente. Há duas semanas, o Paraná enfrenta uma nova onda de coronavírus que lota os hospitais e deixa o sistema à beira do colapso – a ocupação de UTIs exclusivas para covid-19 está em 96% no Estado, mesmo com ampliação de leitos.

A vacinação da covid-19 de professores e profissionais de educação básica segue em todo o Paraná. Em Curitiba, foi aberta nesta segunda a imunização deste grupo a partir da idade de 45 anos.